A Geely tem seguido bons caminhos no Brasil. Lançou primeiro o SUV médio elétrico EX5, com bom preço e oferta de equipamentos, para depois trazer o hatch EX2, que logo subiu para o top 5 de carros elétricos mais emplacados do mercado nacional. Porém, a próxima aposta da marca vai para um híbrido plug-in: o EX5 EM-I. Será o primeiro carro da chinesa com tal tipo de motorização por aqui. 

+Impressões ao dirigir: Jetour S06 vai bem na pista?

+Avaliação: BYD Song Plus 2026 ficou melhor do que a encomenda?

Geely EX5 EM-I PHEV – Foto: divulgação

Ex5 EM-I tem design diferente

Frente ao EX5 elétrico, ele mantém o tamanho e design básico, ganhando uma dianteira exclusiva, com faróis mais afinados, parachoque redesenhado, além de discretas tomadas de ar, na parte superior e inferior da dianteira, que servem para ventilar o motor a combustão. Atrás há novas lanternas, mais finas e elegantes, bem como parachoque traseiro remodelado. O local da placa de licença sobe para o meio da tampa traseira, enquanto, no elétrico, ela vai fixada no parachoque.  

Geely EX5 EM-I PHEV – Foto: divulgação

Sua cabine é praticamente igual à do EX5 elétrico, com linhas limpas, volante de dois raios e telas grandes para multimídia e instrumentação digital. Conserva os 2,75 m de distância entre-eixos, bem como o amplo espaço interno, por mais que sua carroceria seja 13 cm mais longa que a da versão puramente elétrica, graças aos parachoques mais pronunciados. Com isso, o EX5 híbrido plug-in chega aos 4,74 m de comprimento, com 1,68 m de altura e 1,90 m de largura. Mundo afora, a Geely declara 528 litros de capacidade do porta-malas dessa versão EM-I.  

Geely EX5 EM-I PHEV – Foto: divulgação

Motorização com bônus

O que muda bastante no EX5 EM-I é a motorização. O motor elétrico dianteiro, após atualização, ficou mais potente que o do nosso EX5 elétrico (238 cv, versus 218), e nessa versão híbrida plug-in ele ganha o reforço de um pequeno 1.5 aspirado a gasolina, com quatro cilindros e cerca de 110 cv. Ele trabalha, principalmente, alimentando as baterias de tração. Em boa parte dos mercados, em especial os de exportação, a configuração PHEV do SUV usa um pack de baterias de 18,4 kWh de capacidade, garantindo 140 km de autonomia elétrica pelo ciclo chinês CLTC. 

Geely EX5 EM-I PHEV – Foto: divulgação

Porém, na China, seu powertrain recebeu melhorias além do aumento de potência do motor elétrico. Por lá, baterias maiores ampliaram o alcance elétrico das versões mais caras para praticamente 200 km, elevando a autonomia combinada para exatos 1.420 km, considerando um tanque cheio (51 litros) com as baterias carregadas. Ambos os números de autonomia, claro, medidos através do ciclo chinês CLTC. Falando no método europeu WLTP, temos até 83 km no modo elétrico (baterias de 18,4 kWh), e 943 km combinando combustão e eletricidade.  

Geely EX5 EM-I PHEV – Foto: divulgação

Quem gerencia todo esse trem-de-força é uma transmissão automática dedicada para híbridos (DHT), e a tração do EX5 EM-I é sempre dianteira. Oficialmente, demora 7,5s para acelerar de 0 a 100 km/h, e permite recarga das baterias em fontes de até 36 kW de potência, conseguindo recuperar metade da carga (de 30 a 80%) em 20 minutos.  

Geely EX5 EM-I PHEV – Foto: divulgação

Pacote de série (cogitado)

Em outros mercados, o EX5 EM-I vem bem completo. Há vários assistentes inteligentes de condução (ADAS), rodas aro 18 ou 19, interior em couro sintético, multimídia de 15,4 pol., ar digital automático, piloto automático adaptativo (ACC), sensores de chuva e crepuscular, função V2L (que transforma o carro em gerador), teto-solar panorâmico, porta-malas elétrico, iluminação ambiente personalizável, retrovisor interno fotocrômico, head-up display, bancos dianteiros elétricos e refrigerados, memória de posição para o motorista, câmeras 360º, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, sistema de som Flyme e afins.  

Geely EX5 EM-I PHEV – Foto: divulgação

Big Brother e produção nacional

Para o Brasil, o pacote de equipamentos segue sendo mistério, bem como a escolha do tamanho das baterias de tração. O certo é que o SUV médio híbrido plug-in virá com a missão de combater GWM Haval H6, BYD Song Pro/Plus, Jetour S06, entre outros PHEV similares. A Geely, patrocinadora oficial do Big Brother Brasil 2026 (BBB26), pode apresentar o modelo primeiro no programa da TV Globo, mas seu lançamento já foi confirmado para o primeiro semestre no mercado nacional.  

Geely EX5 EM-I PHEV – Foto: divulgação

Boa notícia é o plano de produzir o EX5 EM-I em solo nacional a partir do segundo semestre. Até lá, virá importado da China. O SUV médio PHEV sairá da planta da Renault em São José dos Pinhais (PR), graças a uma aliança entre as duas marcas aqui no Brasil, conforme planejamento divulgado há alguns meses.