Já temos unidades do Geely EX5 em solo nacional. O SUV elétrico será o primeiro modelo da marca chinesa a ser lançado no Brasil, e isso deve acontecer em breve: as vendas começarão em julho, mês que vem. O primeiro lote com unidades do EX5 desembarcou no porto de Paranaguá, no Paraná, já na configuração para o mercado nacional.  

+China avalia adiar planos de investimento da Geely e da BYD na América Latina, diz agência

+Renault assina acordo para parceria com chinesa Geely no Brasil

Geely EX5 – Foto: Geely/divulgação

A Geely marca seu retorno ao mercado brasileiro após um hiato de cerca de nove anos, quando saiu do país após vendas pífias de seus modelos GC2 e EC5. Agora, em outra fase, focada nos elétricos e com melhores índices de qualidade e tecnologia, volta se apoiando numa parceria internacional com a Renault, que vai valer também no Brasil.  

Geely EX5 – Foto: Geely/divulgação

A Geely, na realidade, chega quase como um braço da Renault Group no mercado brasileiro. A marca chinesa usará as estruturas de logística, distribuição de carros, estoque de peças, e até tem planos de fabricar seus modelos em São José dos Pinhais (PR), onde a francesa tem fábrica.  

Geely EX5 – Foto: Geely/divulgação

Oficialmente, os Geely serão vendidos em 105 concessionárias pelo Brasil, ao menos no futuro. De início, serão 23 pontos de vendas em 18 cidades grandes do país. Vale lembrar que a Geely é dona de marcas como Zeekr e Volvo mundo afora.  

Como é o Geely EX5? 

Geely EX5 – Foto: Geely/divulgação

SUV médio, o EX5 tem porte de BYD Song Plus, GWM Haval H6 e afins: mede 4,61 m de comprimento, 1,90 m de largura, 1,67 m de altura e 2,75 m de entre-eixos. Seu visual é bastante limpo e arredondado, sem ousar em linhas vincadas ou “quebradas”. De aspecto clean assim, remete bastante a sua propulsão 100% elétrica.  

Geely EX5 – Foto: Geely/divulgação

Lançado na China em meados de 2024 como “Galaxy E5”, ele foi projetado pensando no mercado de exportação, principalmente. Tanto que atende as legislações de mais de 90 países (incluindo o Brasil) e tem configurações com volante à direita e à esquerda. Usa a plataforma modular GEA, da própria Geely, que na realidade é derivada da base SEA, mesma dos Zeekr e do Volvo EX30 vendidos por aqui.  

Geely EX5 – Foto: Geely/divulgação

O foco é na aerodinâmica, tanto que seu parachoque é bastante fechado, e as entradas de ar são ativas (podem se fechar em busca do menor arrasto com o ar). As maçanetas externas, retráteis, vêm embutidas na carroceria. Por essas e outras, consegue coeficiente de arrasto (Cx) inferior a 0,27, baixíssimo para um SUV. 

PreviousNext

Por dentro, o mesmo visual minimalista. Um volante de dois raios com extremidades achatadas fica logo à frente da instrumentação 100% digital, com 10,2”. Ao centro, a multimídia de 15,4” que, dentre outras funções, tem comandos de voz inteligentes para controlar diversas funções do carro (mais de 200). 

PreviousNext

O EX5 já é um modelo global. É vendido também em países da Europa, além de Austrália, Nova Zelândia, Indonésia, Tailândia, Malásia, Nepal, Cingapura, entre outros. Pelo EURO NCap, instituição que avalia a segurança de modelos emplacados na Europa, o SUV elétrico da Geely conseguiu nota máxima em segurança, gabaritando todas as cinco estrelas possíveis nos testes de colisão.

Motorização do Geely EX5

Geely EX5 – Foto: Geely/divulgação

O powertrain é único, sempre com tração dianteira. São 218 cv de potência e torque ao redor dos 32,5 mkgf, garantindo boa performance: oficialmente, a Geely fala em 6,9 segundos na prova de aceleração de 0 a 100 km/h, mas a velocidade máxima é limitada eletronicamente em 175 km/h.  

Bateria e autonomia do Geely EX5

Geely EX5 – Foto: Geely/divulgação

Mundo afora, há duas opções de baterias de tração: uma de 49,5 kWh de capacidade (440 km de autonomia pelo ciclo chinês CLTC), e outra de 60,2 kWh (530 km de alcance – CLTC). A segunda é a mais cotada para o mercado nacional, mas ambas usam a fórmula de fosfato de ferro-lítio (LFP), e foram desenvolvidas pela própria Geely. Sua plataforma também inclui a bateria como parte integrada da base do veículo, o que melhora a rigidez torcional e a dinâmica do monobloco.   

Quando chega o Geely EX5?

Geely EX5 – Foto: Geely/divulgação

Ainda não há data exata para estreia da marca e do seu primeiro modelo no Brasil, mas é fato que o lançamento oficial ocorrerá no próximo mês de julho. Na ocasião, serão divulgados itens de série e outras configurações do EX5 vendido no mercado nacional.