A Geely está oficialmente de volta ao Brasil, agora em parceria com a Renault. Nesta quarta-feira, 9, a chinesa revelou o primeiro produto destinado ao mercado nacional, trata-se do EX5.

O SUV elétrico e de porte médio, previsto para ser lançado em julho, será comercializado em 105 concessionárias em todo o país. Porém, inicialmente, a marca vai trabalhar apenas com 23 lojas dedicadas, presente em 18 cidades.

Vale lembrar que o grupo Geely é dono de marcas como a Volvo e Zeekr.

“Este é um momento histórico para o Renault Group. Lançamos com orgulho a marca Geely no Brasil. Mais que uma marca, Geely representa tecnologia, inovação e ousadia. Está presente nas principais regiões do mundo, sendo reconhecida como uma marca internacional de sucesso. Para marcar sua chegada, escolhemos um produto de referência global: o Geely EX5. “, explica Luiz Fernando Pedrucci, SVP, CEO da Renault América Latina, à imprensa.

+ BYD, Geely, XPeng e mais: chinesas crescem com subsídios do governo e demanda por elétricos
+ Como será a parceria da Renault com a Geely no Brasil

Geely EX5 – Foto: Divulgação/Renault

Geely EX5

O EX5 tem proporções de um SUV médio, com 4,61 m de comprimento, largura de 1,9 m, altura de 1,67 m e distância entre-eixos de 2,75 m.

Geely EX5 – Foto: Divulgação/Renault

Ele possui um visual “limpo”, com vincos nas laterais e maçanetas embutidas. Os faróis são separados, enquanto as lanternas são unidas, elevadas e têm um efeito 3D.

Geely EX5 – Foto: Divulgação/Renault

O interior segue a proposta externa, com design minimalista. É possível notar poucos botões, volante achatado e uma grande tela de alta definição de 15,4″ para central multimídia, além do sistema de assistente de voz “Hi Geely”, com mais de 200 comandos de voz.

Sua motorização elétrica desenvolve 217 cv de potência e 32 kgfm de torque. O conjunto permite que ele acelere de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos, enquanto a velocidade máxima chega a 175 km/h.

Geely EX5 – Foto: Divulgação/Renault

Parceria Geely e Renault

Há pouco mais de um mês, a Renault e a Geely o acordo para uma parceria estratégica no mercado brasileiro.

A união consiste em pelo menos três grandes medidas:

  • A produção de veículos eletrificados da Geely na fábrica da Renault em São José dos Pinhais (PR);
  • A distribuição de carros da Geely pelo atual sistema da Renault;
  • O acordo prevê ainda que a Geely assuma uma participação minoritária na Renault do Brasil.

“A Renault Group e a Geely já têm um histórico considerável de parcerias: lançamos de forma bem-sucedida uma joint venture na Coreia do Sul e, com a Horse, criamos a líder mundial de tecnologias de grupos motopropulsores. Juntos, construímos uma relação de trabalho eficaz, com confiança. São grandes diferenciais que queremos potencializar hoje, com esta nova cooperação no Brasil. Ela permitirá a consolidação de nossa presença industrial no estado do Paraná e fortalecer ainda mais a posição da marca Renault neste mercado-chave”, afirma Luca de Meo, CEO do Renault Group.

Segundo o comunicado emitido, o Geely Holding Group e o Renault Group devem ter condições de expandir ainda mais suas respectivas marcas globalmente, para se tornar players-chave no Brasil, um mercado que representa 44% das vendas do setor automotivo na América Latina.

Anúncio da parceria entre Renault e Geely
Anúncio da parceria entre Renault e Geely – Crédito: Divulgação/Renault

Geely no Brasil

  • A primeira passagem da Geely no Brasil começou em 2014;
  • O Grupo Gandini foi responsável pelas importações de carros da marca;
  • As vendas foram suspensas em 2016;
  • E em 2018 suas operações foram encerradas de forma oficial no país;
  • Foram emplacadas pouco mais de 1 mil unidades do sedã EC7 e do hatch GC2.
PreviousNext