General Motors irá projetar carros para rodar na Lua

Elétrico e autônomo, o LTV da GM deverá ser empregado em 2024, na próxima visita da humanidade ao satélite natural

0
230
General Motors irá projetar carro para rodar na Lua
General Motors irá projetar carro para rodar na Lua

A General Motors vai se unir à companhia aeroespacial Lockheed Martin para desenvolver veículos que deverão ser utilizados pelos astronautas do projeto Artemis, da Nasa, que pretende levar a humanidade novamente para a Lua em 2024.

+ Conheça o carro que a Toyota quer mandar para a Lua
+ General Motors planeja ser neutra em carbono até 2040
+ Conheça o Z-MAG, o novo 4X4 de 365 cv dos militares de Israel
+ Uma Chevrolet S10 militar e movida a hidrogênio

O principal desses veículos será um LTV (sigla em inglês para Veículo para Terreno Lunar), que segundo a General Motors terá “capacidades inovadoras” e será o primeiro de vários veículos que serão empregados no projeto Artemis. Além da propulsão elétrica, o carro lunar da GM será equipado ainda com um sistema de direção autônoma.


Esta não é a primeira vez que a General Motors desenvolve um veículo lunar para a Nasa. A empresa foi a criadora do Lunar Rover Vehicle, um carro elétrico que foi empregado entre 1971 e 1972 nas missões Apollo 15, 16 e 17. Construído em parceria com a Boeing, o veículo podia rodar até 7,6 quilômetros.

Lunar Rover Vehicle
O Lunar Rover Vehicle, desenvolvido pela GM no início dos anos 1970

Capacidade que segundo a General Motors será superada de longe pelo novo LTV, que será capaz de realizar distâncias “significativamente maiores”, permitindo que a humanidade visite pela primeira vez o polo Sul do satélite natural, com suas condições extremas de temperatura e escuridão, além do terreno acidentado.