A General Motors e a Honda anunciaram, nesta terça-feira (5), uma parceria para o desenvolvimento em conjunto de uma inédita família de veículos elétricos mais acessíveis.

Os carros terão como base uma nova arquitetura global e serão equipados com baterias Ultium de geração ainda mais avançada.

Segundo divulgado em nota, as duas montadoras estão trabalhando em conjunto para viabilizar a produção, a partir de 2027, de milhões de unidades desta inédita família de veículos elétricos, que inclui modelos tipo SUVs compactos, aproveitando as estratégias de tecnologia, design e suprimento de ambas.

O acordo prevê também a uniformização de componentes e processos para o estabelecimento de um padrão internacional de qualidade, além de maior produtividade e otimização dos custos.

“A GM e a Honda vão compartilhar o que tem de melhor em termos de tecnologia, design e manufatura para oferecer uma linha atrativa e mais acessível de veículos elétricos em escala global, incluindo nossos principais mercados na América do Norte, América do Sul e China”, disse Mary Barra, presidente e CEO da General Motors.

+ Nova Montana: 3ª geração da picape da Chevrolet chega em 2023; assista
+ General Motors quer dobrar suas receitas anualmente; veja as metas
+ General Motors planeja ser neutra em carbono até 2040
+ Honda divulga imagens do novo HR-V; confira como ficou
+ Avaliação: Honda CR-V agrada aos fãs, mas vale a pena?

Novas gerações de baterias

A GM e a Honda vão ainda avaliar oportunidades para o desenvolvimento em conjunto de novas gerações de baterias, para reduzir os custos da eletrificação.

A americana já está trabalhando para acelerar a adoção de novas tecnologias, como as baterias em estado sólido e as de íon-lítio com silício, juntamente com esquemas de produção que podem ser rapidamente aplicados.

A japonesa, por sua vez, está progredindo com suas baterias sólidas que a companhia enxerga como elemento central dos futuros EVs.

Parceria não é de hoje

A GM e a Honda têm desenvolvido ao longo dos anos uma relação próxima de trabalho, que inclui vários projetos recentes focados em tecnologias para veículos elétricos e autônomos.

Em 2013, as duas empresas iniciaram o desenvolvimento conjunto de um sistema de célula de combustível de última geração e de soluções para o armazenamento de hidrogênio.

Em 2018, a Honda se juntou aos esforços de desenvolvimento dos módulos de bateria para EVs da GM.

Em 2020, as duas companhias anunciaram planos de projetar dois carros elétricos, incluindo o Honda Prologue, para ser lançado no início de 2024, e, logo na sequência, o primeiro SUV da marca Acura.

Além disso, GM e Honda estão juntas na Cruise. Aqui, a parceria está resultando no Cruise Origin, um dos primeiros carros completamente autônomos pensados para o serviço de robô-táxi e entregas.

MAIS NA MOTOR SHOW:

+ Bugatti de Cristiano Ronaldo de R$ 42 milhões começa a ser produzido
+ Carro por assinatura vale a pena? Confira um guia completo com preços, vantagens e desvantagens
+ Nova Montana: 3ª geração da picape da Chevrolet chega em 2023; assista
+ CNH: 184 mil motoristas precisam renovar habilitação em abril; entenda
+ Preços da gasolina e etanol sobem; veja qual é o mais vantajoso
+ Hyundai HB20 recebe nova versão 1.0 turbo automática; veja o preço
+ Toyota vai investir R$ 50 mi em Indaiatuba (SP) para novo ciclo do Corolla
+ Nissan Frontier 2023 ganha reestilização e versão Pro-4x; veja como ficou
+ Diesel fica 12% mais caro; todas as regiões brasileiras registraram alta
+ Fiat Strada segue na liderança em março; Mobi também é destaque