19/04/2023 - 11:40
A General Motors confirmou, nesta quarta-feira (19), o início do desenvolvimento de carros elétricos em solo brasileiro.
Vale ressaltar que a companhia quer se tornar neutra em carbono até 2040. Para isso, a GM vai investir US$ 35 bilhões até 2025 para o desenvolvimento de uma nova geração global de veículos elétricos, e a América do Sul terá uma importância estratégica neste projeto.
“Estamos neste momento trabalhando em ritmo acelerado e a primeira etapa contempla três diferentes projetos globais de veículos zero emissão, todos da marca Chevrolet, que primeiro serão lançados no mercado norte-americano”, revela Santiago Chamorro, presidente da GM América do Sul, em nota divulgada.
+ Chevrolet exibe vídeo com as novas versões do Tracker; assista
+ Avaliação: nova Chevrolet Montana é picape feita de SUV
+ Chevrolet Onix e Onix Plus ficam mais caros na linha 2024
+ Chevrolet confirma mais modelos Midnight, RS e Z71 no Brasil
Locais de desenvolvimento
As iniciativas ocorrem tanto no Campo de Provas de Cruz Alta (CPCA) como o Centro Tecnológico (CT) da empresa, localizados no Estado de São Paulo.
Para se ter uma ideia, o Campo de Provas (em Indaiatuba) conta com uma área equivalente a 1.360 campos de futebol. Lá estão alocados sete laboratórios e 17 pistas de testes.
Já o Centro Tecnológico (São Caetano do Sul) recebeu há pouco mais de um ano reforços nas áreas de pesquisa e desenvolvimento, o que permitiu expandir seu leque de serviços, diz a montadora.
Passo a passo
A GM afirma que o primeiro passo para essa transformação ocorreu em 2016, quando a empresa exibiu no Salão de São Paulo pela primeira vez o Chevrolet Bolt EV. O modelo recebeu uma versão atualizada no final do ano passado (veja o teste aqui).
Em meados de 2022, o fabricante confirmou o lançamento para o mercado brasileiro de dois produtos Chevrolet dessa sua futura geração de EVs que estão em fase final de desenvolvimento, o Blazer EV e o Equinox EV.
Ambos os modelos serão equipados com a plataforma Ultium, específica para veículos elétricos com diferentes combinações de motores e baterias.
“Nosso plano para a Chevrolet no Brasil é oferecer a mais abrangente linha de EVs do mercado, que irá complementar o atual portfólio da marca na região, que tem potencial de se tornar um polo para produção e exportação de tecnologias e de veículos elétricos, considerando as condições adequadas que temos aqui, como matéria-prima para produção de baterias, engenharia qualificada, parque industrial bem desenvolvido e grande mercado consumidor em potencial. Outra parte importante desta transição até um futuro zero emissão é tornar cada vez mais sustentáveis e eficientes nossos veículos a combustão”, completa Chamorro.
MAIS NA MOTOR SHOW:
+ SUVs mais vendidos: motivos pra comprar (e pra não comprar)
+ Veja qual é o significado dos códigos de erro nos painéis dos Chevrolet
+ Ford Maverick Hybrid: 1ª picape híbrida do Brasil começa a desembarcar
+ Honda City 2024 chega ao mercado brasileiro com novidades; veja
+ Carro Usado: Renault Sandero R.S. é esportivo “popular” raro, que vai além da fantasia
+ Confira o valor do seguro dos carros 0km mais vendidos em 2023
+ Avaliação: Fiat Fastback mostra que imagem não é tudo; vale a pena?
+ Veja quais são os hatches 0km mais vendidos no Brasil em 2023
+ Ram bate recorde de vendas no Brasil durante o mês de março
+ GWM entrega os primeiros Haval H6 a compradores no Brasil
+ Comparativo – desafio aos mais vendidos – SUVs médios: Chevrolet Equinox vs. Jeep Compass
+ Comparativo – desafio aos mais vendidos: Honda City Sedan vs. Chevrolet Onix Plus
+ Comparativo – desafio aos mais vendidos: Honda HR-V vs. Volkswagen T-Cross
+ Comparativo – desafio aos mais vendidos: Peugeot 208 vs. Hyundai HB20
+ Comparativo de Carros Elétricos: Peugeot e-208 GT vs. Mini Cooper SE vs. Fiat 500e vs. Renault Zoe
+ Marca de luxo da Chery apresenta elétricos que chegarão ao Brasil
+ Ram exibe vídeos sobre a nova picape produzida no Brasil; assista