GM promete SUV compacto inédito produzido no Brasil

Fábrica de São Caetano do Sul está sendo atualizada para o conceito de indústria 4.0 para produzir primeiro utilitário compacto da empresa no País

Chevrolet lançará SUV compacto inédito
Linha de montagem da fábriga da GM em São Caetano do Sul completa 90 anos totalmente modernizada

A General Motors completa 95 anos de atividades no Brasil pronta para iniciar um novo ciclo: a produção de um modelo de veículo inédito da empresa no país. “Será o primeiro SUV compacto da Chevrolet produzido no Brasil. Chegará às concessionárias locais até o fim do primeiro trimestre deste ano com conceitos tecnológicos inovadores relacionados à conectividade, segurança e eficiência energética”, diz Carlos Zarlenga, presidente da GM América do Sul.

+ Avaliação: Chevrolet Onix Plus substitui Prisma para atacar VW Virtus e cia.
+ Elétrico da Chevrolet, Bolt EV chega ao Brasil em fevereiro
+ Primeiro Chevrolet Corvette Stingray C8 2020 é arrematado por US$ 3 mi

De acordo com o executivo, a procura crescente por SUVs compactos mais tecnológicos é um fenômeno identificado também em mercados regionais, por isso há planos de exportar este novo produto.

Este ano, a fábrica da GM em São Caetano do Sul completará 90 anos de atividades totalmente renovada. Entre 2018 e 2019, as instalações passaram por uma extensa reforma em todo o processo produtivo.

Entre as inovações, está um novo equipamento que movimenta os carros pela linha de montagem capaz de ajustar-se em qualquer altura, entregando a condição ergonômica mais correta para a execução de cada operação. Além disso, foi instalado um novo sistema de transporte automatizado para o sistema básico de motor, transmissão, escapamento, eixo e semieixo.

“Esses são apenas alguns exemplos de novidades da grande transformação pela qual a fábrica de São Caetano do Sul passou. Foi muito interessante reformar completamente uma instalação como a da GM em São Caetano do Sul, porque ao trocar equipamentos, nos deparamos com muita história. Descobrimos, por exemplo, as fundações das máquinas que produziram o lendário Opala”, comenta Andreieli Pinto, diretor executivo da fábrica.

Do galpão à geladeira
Desde a montagem do primeiro Chevrolet em um galpão no bairro paulistano do Ipiranga, em 1925, até este ano, mais de 15 milhões de veículos GM foram emplacados no País. O primeiro carro nacional de passeio da Chevrolet foi o Opala, apresentado em 1968. Outros modelos de sucesso foram lançados posteriormente, como o Chevette, a D20, o Monza, o Kadett, o Corsa, o Vectra, o Omega e o Astra.

A GM chegou a produzir paralelamente outros tipos de produtos, como baterias, aparelhos de ar-condicionado e até geladeiras – as famosas Frigidaire. Mais de 2 milhões delas foram feitas dos anos 50 aos 70.