Avaliação: Gol 3 cilindros 1.0 é mais potente, mais econômico e equipado

Depois de perder 32,4% de vendas nos últimos dois anos, o Gol G5 ganhou uma sobrevida até a chegada da nova geração, prevista para 2018. A Volkswagen não quis arriscar um período tão longo até a chegada do novo Gol, que usará a mesma plataforma modular do Golf, e decidiu fazer uma segunda reestilização no projeto G5. Assim, o Gol 2017 ganhou modificações visuais na dianteira e na traseira, um interior completamente renovado, novos equipamentos de conectividade e o motor 3 cilindros 12V do Up aspirado nas versões 1.0. As versões 1.6 (Comfortline e Highline) continuam com o mesmo motor 4 cilindros 8V.

O Gol 1.0 não tem mais a versão Special. Ele agora começa na Trendline, que custa R$ 34.890, mas vem “pelado” (não tem ar-condicionado nem rádio, por exemplo). Por isso, escolhemos para essa avaliação a versão Comfortline, que tem o melhor custo-benefício para uma família de classe média-alta. O Gol 1.0 Comfortline sai por R$ 42.690 e já vem com ar, direção, computador de bordo, faróis de neblina, rádio AM/FM com bluetooth e travas/vidros elétricos. Ele ficou R$ 1.500 mais barato que o anterior 4 cilindros e sai de fábrica mais bem equipado.

As rodas do Gol 1.0 Comfortline são de aço, mas os pneus “verdes” 195/55, de baixa resistência ao rolamento, contribuíram bastante para a redução do consumo de combustível. As rodas de liga leve aro 15 estão num pacote que custa R$ 3.350 e as de 16” saem por R$ 300 a mais. Mas as novas calotas “Gabro” são bonitas e talvez nem valha a pena investir nesse item. Se for para investir num opcional, o mais indicado é o pacote Connect, que custa R$ 2.500 e traz rodas de liga leve aro 15 e o sistema Discover Media, com navegador por GPS, espelhamento de smartphone e sistema App-Connect, que inclui os aplicativos Apple CarPlay, Android Auto e MirrorLink. Se quiser gastar menos, o sistema Composition Touch custa R$ 1.100 e traz os itens mais importantes, inclusive MirrorLink, mas sem navegador. Se não optar por nenhum deles, vale a pena comprar pelo menos o dock station (R$ 290), que acomoda de forma muito prática qualquer smartphone sobre o painel.

Aliás, o painel foi a grande mudança desse Gol. Apesar de a frente ter ficado mais ousada e de a traseira trazer lanternas quadradas que remetem ao primeiro Gol, o interior do carro ficou primoroso. Ele mais horizontal e foi pensado para privilegiar o motorista (menos na tela multimídia, propositadamente mais acessível ao passageiro). A sensação de espaço aumentou, pois não há mais aquela sensação de que a pessoa fica “afundada” diante do volante. A posição de dirigir também melhorou, bem como o conforto dos bancos e a pegada do volante.

Quanto ao novo motor 3 cilindros, ele fez bem ao Gol e fará bem ao bolso dos proprietários, pois tirou o carro da incômoda nota B na classificação geral de consumo do Inmetro e lhe deu uma nota A. Na cidade, o Gol 1.0 fazia 11,6 e 7,7 km/l (gasolina e etanol); agora faz 12,9 e 8,8 km/l. Na estrada, o consumo era de 13,9 e 9,6 km/l (gasolina e etanol) e agora é de 14,5 e 10,3 km/l. A potência também subiu, de 72/76 cv para 75/82 cv. O novo motor também permitiu que as relações de marchas fossem alongadas, o que também contribuiu na redução de consumo. A garantia é de três anos, com revisões a cada 10.000 km ou seis meses.

Conheça todas as versões do Gol 2017 aqui.
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FICHA TÉCNICA

Volkswagen Gol 1.0 MPI Comfortline

Preço básico: R$ 42.690
Preço do carro avaliado: R$ 45.190
Motor: 3 cilindros em linha 1.0, 12V
Cilindrada: 999 cm3
Combustível: flex

Potência: 75 cv a 6.250 rpm (g) e 82 cv a 6.250 rpm (e)
Torque: 9,7 kgfm de 3.000 a 3.800 rpm (g) e 10,4 kgfm de 3.000 a 3.800 rpm (e)
Câmbio: manual, cinco marchas
Direção: hidráulica
Suspensões: McPherson (d) e eixo de torção (t)
Freios: discos ventilados (d) e tambor (t)
Tração: dianteira
Dimensões: 3,897 m (c), 1,656m (l), 1,467 m (a)
Entre-eixos: 2,466 m
Pneus: 195/55 R15
Porta-malas: 285 litros
Tanque: 55 litros
Peso: 998 kg
0-100 km/h: 12s6 (g) e 12s3 (e)
Velocidade máxima: 168 km/h (g) e 170 km/h (e)
Consumo cidade: 12,9 km/l (g) e 8,8 km/l (e)
Consumo estrada: 14,5 km/l (g) e 10,3 km/l (e)
Nota do Inmetro: A
Classificação na categoria: A (Compacto)