Golf derrota Mustang e é eleito melhor carro dos EUA


O Salão de Detroit é o evento onde se anuncia o vencedor do prêmio North American Car of the Year (Carro Norte-americano do Ano). Neste ano, o grande vencedor foi o Volkswagen Golf, que é vendido lá na versão GTI, igual à nossa, além de variações a diesel e – a mais vendida – 1.8 turbo a gasolina (enquanto aqui temos a versão 1.4).

O modelo foi eleito o melhor carro 2015 por um júri composto por 57  jornalistas de tevê, jornais, revista, internet e rádios norte-americanos (dos EUA e Canadá). A dupla Golf/Golf GTI teve 256 pontos, derrotando ninguém menos que o novo Ford Mustang (204). Em terceiro lugar, ficou o Hyundai Genesis, com 110 pontos.

O prêmio é tão importante para a Volkswagen que foi anunciado pelo presidente mundial da Volkswagen, Martin Winterkorn. Ainda durante a apresentaçãom ele recebeu o troféu das mãos do presidente da Volkswagen da América do Norte, Michael Horn. Winterkorn lembrou toda a trajetória da Volks nos EUA e disse que a empresa investirá 7 bilhões de dólares na América do Norte nos próximos cinco anos.

A Volks já havia ganhado o prêmio em 1999 (com o New Beetle) e ficado entre os finalistas em 2012, 2010 e 2009 (com Passat, Golf e Jetta, respectivamente).

No ano passado, o eleito foi o Chevrolet Corvette Stingray. Nos últimos 22 anos, marcas americanas levaram o prêmio 12 vezes, as japoneses tiveram três vitórias, as europeias cinco e as coreanas (Hyundai, no caso), duas.