Golf GTI Clubsport S bate recorde em Nürburgring

A recém-lançada versão Clubsport S do VW Golf GTI europeu bateu o recorde da pista de Nürburgring Nordschleife (Alemanha) para carros de tração dianteira, após percorrer os quase 21 quilômetros do mítico traçado no tempo de 7min49s21, ou 1,4 segundo abaixo da marca estabelecida no ano passado por um Honda Civic Type R.

Com produção limitada a 400 unidades, o Clubsport S é o mais potente Golf já oferecido pela fábrica alemã. O motor é o mesmo 2.0 TSI do GTI comum, mas equipado com um novo escape e uma central eletrônica reprogramada para ganhar 90 cv, atingindo a marca de 310 cv. E os sistemas de freio e suspensão também foram retrabalhados para lidar com a cavalaria extra.

Com peso de 1.285 kg, o modelo é 83 kg mais leve que o GTI nacional (disponível apenas com quatro portas e com o câmbio automatizado DSG), graças ao uso de uma transmissão manual de seis marchas, a retirada do banco traseiro e de parte do revestimento acústico da carroceria.

O resultado é um carro capaz de atingir os 265 km/h de máxima e acelerar de 0 a 100 km/h em 5,8 segundos. Só para comparação, o GTI nacional atinge os 237 km/h de máxima e faz de 0 a 100 km/h em 7,2 segundos.