A Volkswagen confirmou no último sábado (23) que o novo Golf GTI será oficialmente lançado no próximo dia 6 de setembro; na sequência virá o Jetta GLI, programado para a segunda quinzena de outubro. Revelados no Aeroporto de São Joaquim da Barra, no interior de São Paulo, nenhum dos dois teve os respectivos preços revelados.

Partindo de 46.250 euros na Alemanha, de onde será importada, a oitava geração do Golf GTI não deve custar menos de R$ 400 mil no mercado brasileiro, considerando-se, no mínimo, a conversão da moeda e o imposto de importação de 35%.

‘Poderíamos importar da China, mas queremos fazer no Brasil,’ diz CEO da Volkswagen

Volkswagen planeja SUV híbrido para a América do Sul

Novo Vice-presidente de Vendas & Marketing da Volkswagen, Fernando Silva conta que ainda está definindo como será a estratégia de oferta do hatch esportivo.

Volkswagen Golf GTI
Volkswagen Golf GTI (Foto: divulgação)

“Em termos de volume, poderíamos ter um exemplar para cada uma das 473 concessionárias. Mas provavelmente vamos distribuir conforme o potencial de venda desse tipo de carro, onde já existe um histórico, seja de atendimento ou distribuição”, explica.

“Ainda não está confirmado, mas pode ser que a gente também decida vender o Golf GTI só para aqueles que já foram ou são donos do modelo”, complementa o executivo.

Volkswagen Golf GTI
Volkswagen Golf GTI (Foto: divulgação)

O novo Golf GTI será o primeiro carro da marca no Brasil a ostentar o logotipo dianteiro iluminado. Faróis full led ligados por uma barra luminosa e “minifaróis” auxiliares no para-choque completam o conjunto ótico dianteiro. Serão oferecidas quatro opções de cor: Branco Puro, Preto Mythos, Cinza Moonstone e Vermelho Kings.

Volkswagen Golf GTI
Volkswagen Golf GTI (Foto: divulgação)

A cabine manteve a tradição do banco com revestimento xadrez, contrastando com o painel digital de 10,2 polegadas e a central multimídia de 12,9 polegadas. Teto panorâmico, ar-condicionado digital de três zonas, volante aquecido, sistema de som Harman Kardon de 480W, carregador de celular por indução de 45W e piloto automático adaptativo estarão entre os principais equipamentos de série.

Volkswagen Golf GTI
Volkswagen Golf GTI (Foto: divulgação)

Seu motor é um 2.0 turbo de 245 cv de potência e 37,7 kgfm de torque, acoplado a um câmbio DSG (automatizado de dupla embreagem) de sete marchas.

Jetta terá lote maior, mas ainda limitado

Lançado em meados de 2019 por R$ 144.990, o Jetta passou pela primeira reestilização três anos depois, quando recebeu discretas atualizações estéticas, o motor 2.0 turbo saltou de 230 para 231 cv e o câmbio DSG ganhou a sétima marcha.

A fila de espera pelo modelo – que reestreou custando R$ 216.990 – chegava a 90 dias, segundo o então Vice-presidente de Vendas e Marketing da marca, Roger Corassa.

Seu sucessor avisa que a mesma abordagem de estabelecer uma oferta menor do que a demanda será mantida. “É um carro que vai ter pouca quantidade e é interessante que falte um pouquinho mesmo, até para continuar sendo um modelo aspiracional”, avalia Silva.

Volkswagen Jetta GLI
Volkswagen Jetta GLI (Foto: divulgação)

Ainda de acordo com o executivo, foram cerca de mil unidades do Jetta GLI da primeira fase, e depois cerca de 1,5 mil do modelo seguinte – que ainda consta no configurador do site da Volkswagen por R$ 250.990. Agora, a previsão é trazer do México 2 mil exemplares por ano do “terceiro” Jetta GLI. “Esse é o máximo, porque a gente nem quer vender tudo. É o tipo de carro que queremos vender todos menos um”, conclui.

Volkswagen Jetta GLI
Volkswagen Jetta GLI (Foto: divulgação)

As intervenções estéticas foram mais marcantes dessa vez. Na dianteira, faróis, grade e para-choque redesenhados, enquanto a traseira se notabiliza pelas lanternas interligadas. As cores Cinza Glacial e Azul Pacifico foram adicionadas à paleta, enquanto as rodas com acabamento diamantado foram mantidas. A principal diferença no interior está na central multimídia mais destacada.

Volkswagen Jetta GLI
Volkswagen Jetta GLI (Foto: divulgação)

Os novos Golf GTI e Jetta GLI reforçam a ofensiva da marca no segmento de esportivos, que teve o Nivus GTS como pioneiro, em maio.