Rodrigo Petterson/Agência Istoé

A Secretaria da Fazenda de São Paulo divulgou nesta quinta-feira (30), no Diário Oficial (consulte aqui), a tabela de valores venais para o cálculo do IPVA 2018. Os dados foram apurados pela Fipe com base nos valores de mercado de setembro deste ano e apontam uma queda nominal de 3,2%, em média, nos preços dos veículos praticados no varejo.

As alíquotas permanecem inalteradas: automóveis flex e bicombustíveis e picapes de cabine dupla recolherão 4% sobre o valor venal. Já os movidos somente a etanol, eletricidade ou GNV têm alíquota de 3%, enquanto picapes de cabine simples, ônibus, micro-ônibus, motos, motonetas, quadriciclos e similares recolhem 2%.

O calendário de pagamento do IPVA 2018 terá início no dia 9 de janeiro (confira aqui). O imposto poderá ser pago em cota única em janeiro, com desconto de 3%, ou em fevereiro, sem desconto. Também é possível parcelar o tributo em três parcelas, a serem pagas em janeiro, fevereiro e março. Lembrando que o seguro obrigatório DPVAT deverá ser pago juntamente com a cota única ou a primeira parcela do IPVA.