A décima segunda etapa da Fórmula 1 2025 será sediada neste final de semana no Circuito de Silverstone, na Inglaterra, considerada um dos berços do automobilismo. Além de especial pela tradicionalidade no esporte, o Grande Prêmio da Grã-Bretanha completa 75 anos nesta temporada.

A pista da corrida deste domingo, 6, conta com 52 voltas, 18 curvas e 5,891 km de extensão. Nas últimas três temporadas, Lewis Hamilton (Ferrari), Max Verstappen (Red Bull) e Carlos Sainz (Williams), ainda pela Ferrari, se consagraram campeões do circuito.

+ Keanu Reeves vai estrelar novo documentário sobre a entrada da Cadillac na Fórmula 1
+ ‘F1’ chega ao topo das bilheterias dos EUA e Canadá

Primeira corrida da Fórmula 1

Em 13 de maio de 1950, a primeira prova da modalidade foi disputada na pista amada pelos britânicos. Antigamente, o espaço era um campo de aviação usado pela Força Aérea Real Britânica, que serviu como base para bombardear Berlim durante a Segunda Guerra Mundial. Posteriormente, ele foi desativado, se tornando o local para receber os pilotos e os carros de corrida.

Essa etapa inicial foi vencida por Giuseppe Farina, em sua época como piloto da antiga Alfa Romeo. A escuderia de Farina começou um domínio que se estenderia por toda a temporada e acabaria culminando em seu primeiro campeonato mundial.

Lewis Hamilton vencendo a prova de 2024 após um jejum de vitórias – Foto: Reprodução/X

Vale destacar que o sete vezes campeão do mundo Lewis Hamilton se consagrou o maior vencedor do Grande Prêmio da Grã-Bretanha – acumulando nove vitórias, quatro a mais que Jim Clark e Alain Prost. Este ano, além de Hamilton, Oliver Bearman (Haas), Lando Norris (McLaren) e George Russell (Mercedes) também correm em casa.

Para os torcedores brasileiros que se animaram com os primeiros pontos de Gabriel Bortoleto (Sauber) no GP da Áustria, somente três pilotos nacionais conquistaram vitórias em Silverstone. São eles: Emerson Fittipaldi, em 1972 e 1975; Ayrton Senna, em 1988; e Rubens Barrichello, em 2003.

Vitória de Ayrton Senna no Grande Prêmio da Grã-Bretanha em 1988 – Foto: Reprodução/X

Gravação da 1ª corrida em Silverstone em cores de forma inédita

No começo da temporada de 2025, em comemoração ao aniversário da categoria, os organizadores resolveram recriar algumas imagens coloridas do primeiro campeonato. As filmagens, que foram reconstruídas e colorizadas por meio de técnicas de edição e Inteligência Artificial (IA), conquistaram o público logo após a publicação.

“Há exatos 75 anos, nosso esporte rugiu para a vida, e somos privilegiados de continuar esse incrível legado de bravos pilotos que correram pelo troféu neste dia em 1950. É fantástico ver essa imagem ganhar vida em cores, e uma forma incrível de marcar esse momento histórico”, contou Stefano Domenicali, atual presidente e CEO da F1, na época.

Assista aqui ao vídeo publicado pela Fórmula 1.