29/08/2025 - 6:00
A Fórmula 1 está oficialmente de volta após a extensa pausa de três semanas. Os pilotos desembarcam nas dunas de Zandvoort para o Grande Prêmio da Holanda, a décima quinta etapa da temporada 2025.
Com os resultados pausados por quase um mês, a McLaren volta às pistas com liderança garantida, já que Oscar Piastri segue em primeiro, com 284 pontos, seguido por seu companheiro Lando Norris, com 275. Max Verstappen (Red Bull), que corre em casa este final de semana, fecha o top três do ranking geral, com 187 pontos.
No Mundial de Construtores, porém, a escuderia do holandês está em quarto lugar, com 194 pontos – em primeiro está a equipe britânica, com 559, Ferrari, com 260, e Mercedes, com 236, respectivamente.
+‘Não tenho nada a provar’, diz Checo Pérez sobre retorno à Fórmula 1 com a Cadillac
+ Red Bull tem interesse em contratar espanhol Alex Palou, tetracampeão da Indy, diz site
Circuito de Park Zandvoort

Park Zandvoort sediou corridas entre os anos 1950 e 1980, mas acabou sumindo do calendário por cerca de três décadas. Em 2021, com o sucesso de Verstappen a organização trouxe de volta sua etapa em casa. Desde seu retorno, o atleta da RBR venceu no país natal em 2021, 2022 e 2023 – faltando apenas uma vitória para Max se igualar a Jim Clark, o maior vencedor do circuito com quatro triunfos.
A localidade também é conhecida por contar com duas curvas muito inclinadas – Hugenholtzbocht e a Arie Luyendykbocht – que apresentarão desafios complexos para os competidores.
Apesar de ter uma torcida presente, o espaço encara algumas críticas por parte dos pilotos. O titular da Williams, Alexander Albon, afirmou recentemente que a relação entre o tamanho dos monopostos atuais e a largura da pista complica o andamento da corrida.
“É um daqueles circuitos nos quais, na verdade, não se deveria correr com um carro de Fórmula 1, mas é fantástico que seja possível. É um pouco como dirigir um carro dentro de um supermercado — simplesmente não há espaço. Dito isso, dá para pilotar muito rápido”, explicou Albon em entrevista ao site oficial da modalidade.
Embora tenha levantado a questão, o automobilista tailandês acredita que a pista ainda é “fantástica para os verdadeiros pilotos” e que por alguma razão “a Williams sempre se sai bem em Zandvoort”, fator que o deixa animado para enfrentar o desafio.
Confira os horários e onde assistir o GP da Holanda de Fórmula 1:
Sexta-feira – 29
Treino Livre 1: 07h30 (BandSports/F1TV Pro)
Treino Livre 2: 11h (BandSports/F1TV Pro)
Sábado – 30
Treino Livre 3: 06h30 (BandSports/F1TV Pro)
Classificação: 10h (Band/BandSports/F1TV Pro)
Domingo – 31
Corrida: 10h (Band/F1TV Pro)
*Todos os horários seguem o Horário Oficial de Brasília