Os pilotos da Fórmula 1 desembarcam na Hungria este final de semana para a 14º etapa da categoria. Após um final de semana finalizado com uma dobradinha da McLaren – vitória de Oscar Piastri seguido por Lando Norris – a modalidade segue para o circuito Hungaroring, na capital Budapeste.

Com 70 voltas, 4.381 km e 14 curvas a pista se caracteriza por ser um circuito lento, com poucas possibilidade de ultrapassagens devido a sua curta largura e com temperaturas elevadas, já que a prova é realizada durante o verão europeu.

Na lista de campeões, Lewis Hamilton (Ferrari) é detentor da maior quantidade de vitórias do circuito, acumulando oito, o dobro do segundo colocado Michael Schumacher. Nos últimos três anos, Piastri e o holandês Max Verstappen (Red Bull) foram os responsáveis por levar o troféu de primeiro lugar para casa.

+ F1: mesmo com ‘frieza’ de Piastri, chefe da McLaren diz que titulares correm como campeões
+ Felipe Drugovich é apontado como favorito a uma das vagas na Cadillac em 2026, diz site

Palco para grandes vitórias: Hamilton e Ocon

Em 2013, durante sua primeira temporada competindo pela Mercedes e protagonizando uma decisão arriscada após deixar a McLaren, Hamilton ganhou sua primeira vitória na Hungria pela escuderia alemã – o pódio foi completado por Kimi Raikkonen e Sebastian Vettel . Na época, o britânico já havia levado o troféu de Hungaroring para casa mais três vezes e, atualmente, a pista é considerada sua “segunda casa”.

Lewis Hamilton vence o Grande Prêmio da Hungria em 2013 – Foto: Reprodução/X

Essa também foi a última vitória de qualquer outro atleta que não fosse Vettel na temporada de 2013, já que o alemão dominou as próximas nove etapas.

Ainda na lista de grandes marcos para pilotos do grid atual, o circuito foi palco para a primeira e única vitória de Esteban Ocon (Haas). Quando ainda pilotava pela Alpine, em 2021, o francês se consagrou campeão e conquistou o primeiro prêmio da equipe na F1.

O top três daquele ano foi completado pelo heptacampeão e pelo espanhol Carlos Sainz Jr., ainda pela Ferrari.

Primeira vitória de Esteban Ocon na Fórmula 1 – Foto: Reprodução/Instagram

Confira os horários e onde assistir o GP da Hungria:

Sexta-feira – 1º

Treino Livre 1: 8h30 (BandSports/F1TV Pro)

Treino Livre 2: 12h (BandSports/F1TV Pro)

Sábado – 2

Treino Livre 3: 7h30 (BandSports/F1TV Pro)

Classificação: 11h (Band/BandSports/F1TV Pro)

Domingo – 3

Corrida: 10h (Band/F1TV Pro)

*Todos os horários seguem o Horário Oficial de Brasília

Instagram will load in the frontend.

*Estagiária sob supervisão