02/05/2022 - 8:15
Aqui você confere algumas das opções entre os SUVs híbridos plug-in mais vendidos do Brasil. Essa seleção faz parte da edição especial de elétricos e híbridos da MOTOR SHOW que está nas bancas — saiba mais aqui e confira mais reportagens da edição clicando aqui.
BMW X3 xDrive 30e
R$ 401.950
Enquanto a Volvo domina os SUVs eletrificados, a Mercedes tem só híbridos leves e os elétricos EQC e EQE, a Audi vai bem com a linha e-tron (leia a avaliação aqui). Mas só a BMW desafia a sueca entre os SUVs híbridos plugáveis. O X3 concorre com o XC60 abaixo, mas vende menos. O motor 2.0 turbo tem só 180 cv, mas é associado a um elétrico mais potente e roda um pouco mais no modo elétrico: até 55 quilômetros. A potência total, no entanto, é bem menor: “só” 292 cv.
Motores: quatro cilindros 2.0, turbo, injeção direta + elétrico traseiro
Potência: 184 + 109 cv = 292 cv
Torque: 300 + 105 Nm = 420 Nm
Dimensões: 4,708 m (c), 1,891 m (l), 1,676 m (a)
Entre-eixos: 2,864 m
Porta-malas: 450 litros
0-100 km/h: 6s1
Velocidade máxima: 210 km/h (limitada)
Consumo cidade: 20,7 km/l
Consumo estrada: 21,9 km/l
BMW X5
R$ 399.950
O irmão maior e também plugável do X3 e concorrente direto do Volvo XC90. Tem um clássico seis cilindros com 286 cv e um elétrico de 113, totalizando 394 cv e 600 Nm – números próximos aos do Volvo. O porte também é quase idêntico, mas o alemão não leva sete passageiros como o SUV sueco. Por outro lado, ele é mais econômico, com mais de 20 km/l na cidade e na estrada (Inmetro) e roda mais – até 87 km – no modo elétrico.
Motores: seis cilindros 3.0, turbo, injeção direta + elétrico traseiro
Potência: 286 + 113 cv = 394 cv
Torque: 450 + 265 Nm = 600 Nm
Dimensões: 4,922 m (c), 2,004 m (l), 1,745 m (a)
Entre-eixos: 2,975 m
Porta-malas: 500 litros
0-100 km/h: 5s6
Velocidade máxima: 235 km/h (limitada)
Consumo cidade: 19,4 km/l
Consumo estrada: 20,7 km/l
Volvo XC60 Recharge
R$ 399.950
No segmento de híbridos plug-in, a Volvo dominou o mercado: o XC60 foi o campeão de vendas em 2021, seguido de perto pelo irmão menor XC40 (página 12) e pelo maior, o XC90 (página 28). Nas versões híbridas, ele e XC90 usam a mesma combinação de um sofisticado motor 2.0 a combustão dianteiro, com compressor e turbo, e um traseiro de 87 cv, totalizando 407 cv e até 640 Nm.
Versátil, roda até 50 quilômetros só com eletricidade no modo Pure, se carregado na tomada ou wallbox, é muito econômico no modo Hybrid ou acelera como um verdadeiro esportivo no Power, que sempre usa os dois motores. São três versões, de até R$ 466.950, todas com cabine clean: poucos botões e comandos na tela central. Com a atualização visual recente, melhorou muito em conectividade graças ao Android Automotive ou Google Integrado. O melhor plug-in em sua faixa de preço.
Motores: quatro cilindros 2.0, turbo e compressor volumétrico + elétrico traseiro
Potência: 320 + 87 cv = 407 cv
Torque: 400 + 240 Nm = 640 Nm
Dimensões: 4,688 m (c), 1,902 m (l), 1,658 m (a)
Entre-eixos: 2,865 m
Porta-malas: 468 litros
0-100 km/h: 5s3
Velocidade máxima:180 km/h (limitada)
Consumo cidade: 20,4 km/l
Consumo estrada: 20,0 km/l
LEIA MAIS SOBRE CARROS ELÉTRICOS E HÍBRIDOS:
+Comparativo de Carros Elétricos: Peugeot e-208 GT vs. Mini Cooper SE vs. Fiat 500e vs. Renault Zoe
+Avaliação: mais cupê do que SUV, elétrico Volvo C40 exagera na potência para marcar território
+Avaliação: uma semana de Renault Zoe – carro elétrico vale a pena?
+Seguro para automóveis híbridos e elétricos; confira como funciona
+Avaliação: Volvo XC40 vira SUV elétrico com bom custo-benefício e pegada de esportivo
+Avaliação: Audi RS e-tron GT pode soar falso, mas é ridiculamente rápido
+Primeiro elétrico da Fiat, 500e chega ao Brasil por R$ 239.990
+Diesel, híbrido, plug-in ou elétrico; qual é o melhor para você?
+Carro elétrico traz vantagens, mas não é solução mágica
+Avaliação: Hyundai Ioniq 5, um elétrico incrível, é verdadeira revolução coreana
+Teste de consumo: Corolla Cross Hybrid vs. Corolla Cross 2.0
+Audi e-tron vs. Jaguar I-Pace: os SUVs elétricos que adiantam o futuro
+Carros elétricos mais vendidos do Brasil em 2020: confira o ranking
+Avaliação: Mercedes-Benz EQA, o GLA elétrico que chega ao Brasil em breve
+Avaliação: Volkswagen ID.4 é o Taos do futuro (e já chegou)