Guia de híbridos: SUVs plug-in

Confira um guia com alguns dos SUVs híbridos plug-in mais vendidos do Brasil em 2021, parte da edição especial da MOTOR SHOW que já está nas bancas

SUVs híbridos

Aqui você confere algumas das opções entre os SUVs híbridos plug-in mais vendidos do Brasil. Essa seleção faz parte da edição especial de elétricos e híbridos da MOTOR SHOW que está nas bancas — saiba mais aqui e confira mais reportagens da edição clicando aqui.

BMW X3 xDrive 30e
R$ 401.950

SUVs híbridos

Enquanto a Volvo domina os SUVs eletrificados, a Mercedes tem só híbridos leves e os elétricos EQC e EQE, a Audi vai bem com a linha e-tron (leia a avaliação aqui). Mas só a BMW desafia a sueca entre os SUVs híbridos plugáveis. O X3 concorre com o XC60 abaixo, mas vende menos. O motor 2.0 turbo tem só 180 cv, mas é associado a um elétrico mais potente e roda um pouco mais no modo elétrico: até 55 quilômetros. A potência total, no entanto, é bem menor: “só” 292 cv.

Motores: quatro cilindros 2.0, turbo, injeção direta + elétrico traseiro
Potência: 184 + 109 cv = 292 cv
Torque: 300 + 105 Nm = 420 Nm
Dimensões: 4,708 m (c), 1,891 m (l), 1,676 m (a)
Entre-eixos: 2,864 m
Porta-malas: 450 litros
0-100 km/h: 6s1
Velocidade máxima: 210 km/h (limitada)
Consumo cidade: 20,7 km/l
Consumo estrada: 21,9 km/l


BMW X5
R$ 399.950

 

O irmão maior e também plugável do X3 e concorrente direto do Volvo XC90. Tem um clássico seis cilindros com 286 cv e um elétrico de 113, totalizando 394 cv e 600 Nm – números próximos aos do Volvo. O porte também é quase idêntico, mas o alemão não leva sete passageiros como o SUV sueco. Por outro lado, ele é mais econômico, com mais de 20 km/l na cidade e na estrada (Inmetro) e roda mais – até 87 km – no modo elétrico.

Motores: seis cilindros 3.0, turbo, injeção direta + elétrico traseiro
Potência: 286 + 113 cv = 394 cv
Torque: 450 + 265 Nm = 600 Nm
Dimensões: 4,922 m (c), 2,004 m (l), 1,745 m (a)
Entre-eixos: 2,975 m
Porta-malas: 500 litros
0-100 km/h: 5s6
Velocidade máxima: 235 km/h (limitada)
Consumo cidade: 19,4 km/l
Consumo estrada: 20,7 km/l

Volvo XC60 Recharge
R$ 399.950

No segmento de híbridos plug-in, a Volvo dominou o mercado: o XC60 foi o campeão de vendas em 2021, seguido de perto pelo irmão menor XC40 (página 12) e pelo maior, o XC90 (página 28). Nas versões híbridas, ele e XC90 usam a mesma combinação de um sofisticado motor 2.0 a combustão dianteiro, com compressor e turbo, e um traseiro de 87 cv, totalizando 407 cv e até 640 Nm.

Versátil, roda até 50 quilômetros só com eletricidade no modo Pure, se carregado na tomada ou wallbox, é muito econômico no modo Hybrid ou acelera como um verdadeiro esportivo no Power, que sempre usa os dois motores. São três versões, de até R$ 466.950, todas com cabine clean: poucos botões e comandos na tela central. Com a atualização visual recente, melhorou muito em conectividade graças ao Android Automotive ou Google Integrado. O melhor plug-in em sua faixa de preço.

Motores: quatro cilindros 2.0, turbo e compressor volumétrico + elétrico traseiro
Potência: 320 + 87 cv = 407 cv
Torque: 400 + 240 Nm = 640 Nm
Dimensões: 4,688 m (c), 1,902 m (l), 1,658 m (a)
Entre-eixos: 2,865 m
Porta-malas: 468 litros
0-100 km/h: 5s3
Velocidade máxima:180 km/h (limitada)
Consumo cidade: 20,4 km/l
Consumo estrada: 20,0 km/l


LEIA MAIS SOBRE CARROS ELÉTRICOS E HÍBRIDOS:

+Comparativo de Carros Elétricos: Peugeot e-208 GT vs. Mini Cooper SE vs. Fiat 500e vs. Renault Zoe
+Avaliação: mais cupê do que SUV, elétrico Volvo C40 exagera na potência para marcar território
+Avaliação: uma semana de Renault Zoe – carro elétrico vale a pena?
+Seguro para automóveis híbridos e elétricos; confira como funciona
+Avaliação: Volvo XC40 vira SUV elétrico com bom custo-benefício e pegada de esportivo
+Avaliação: Audi RS e-tron GT pode soar falso, mas é ridiculamente rápido
+Primeiro elétrico da Fiat, 500e chega ao Brasil por R$ 239.990
+
Diesel, híbrido, plug-in ou elétrico; qual é o melhor para você?
+Carro elétrico traz vantagens, mas não é solução mágica
+Avaliação: Hyundai Ioniq 5, um elétrico incrível, é verdadeira revolução coreana
+Teste de consumo: Corolla Cross Hybrid vs. Corolla Cross 2.0
+Audi e-tron vs. Jaguar I-Pace: os SUVs elétricos que adiantam o futuro
+Carros elétricos mais vendidos do Brasil em 2020: confira o ranking
+Avaliação: Mercedes-Benz EQA, o GLA elétrico que chega ao Brasil em breve
+Avaliação: Volkswagen ID.4 é o Taos do futuro (e já chegou)