Logo depois da picape Poer P30, é hora da chegada do GWM Haval H9. O SUVzão de sete lugares traz motorização turbodiesel (emprestada da caminhonete), tamanho de Land Rover Defender e bastante tecnologia embarcada. O preço, como não podia ser diferente num carro chinês, é atraente: R$ 309 mil no lançamento, ou R$ 319 mil a partir do dia 20 de setembro. Um Jeep Commander topo de linha sai por R$ 325 mil. 

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Com jeitão parrudo, o Haval H9, por enquanto, é chinês. Porém, junto da Poer P30, deverá inaugurar as operações da fábrica brasileira da GWM, em Iracemápolis (SP), no finalzinho do ano. Parte das suas linhas de design, inclusive, remetem ao jipão Tank 300. Em comum com Tank e Poer, o H9 também tem chassi separado da carroceria.  

GWM Haval H9 – Foto: divulgação

Como é o Haval H9?

Grande, o novo SUV de sete lugares tem 4,95 m de comprimento, 1,97 m de largura, 1,93 m de altura e 2,85 m de distância entre-eixos. São 20 cm a mais no comprimento, 10 cm a mais na largura, 20 cm a mais na altura e 6 cm a mais no entre-eixos se comparado (mais uma vez) ao arquirrival Jeep Commander.  

GWM Haval H9 – Foto: divulgação

O porta-malas sai ganhando com essas dimensões generosas: são 791 litros com a terceira fileira rebatida, ou quase 1.600 litros mantendo só os bancos dianteiros. Com os sete assentos erguidos, sobram apenas 88 litros, bem pouco. 

GWM Haval H9 – Foto: divulgação

Motorização

Debaixo do capô, uma dupla motor/câmbio desenvolvida pela própria GWM: 2.4 16v turbodiesel com 184 cv de potência e quase 49 mkgf de torque (tem turbina de geometria variável, injeção direta com 2.000 bar de pressão e sistema de recirculação dos gases de escape), aliado a transmissão automática de nove marchas. No pacote ainda está a tração 4×4 com reduzida, bloqueio dos diferenciais dianteiro e traseiro. 

GWM Haval H9 – Foto: divulgação

Esse motor 2.4 turbodiesel tem 50% do torque disponível logo acima da marcha-lenta, a 1.000 rpm, enquanto toda a força surge aos 1.500 rpm. Ainda assim, como pesa bastante (mais de 2.520 kg), não espere do H9 um desempenho esportivo: a prova de 0 a 100 km/h leva pelo menos 13 segundos, enquanto a velocidade máxima é de 170 km/h. O consumo médio declarado pela GWM é de 9,1 km/l na cidade e 10,4 km/l na estrada. Seu tanque comporta 80 litros, então temos até 832 km de autonomia. 

GWM Haval H9 – Foto: divulgação

A fabricante aposta na aptidão off-road do Haval H9. Além de bons ângulos de ataque (31º) e saída (25º), são mais de 22 cm de altura livre do solo, e ele lidera na capacidade de imersão (até 80 cm). Para efeito de comparação, um Commander turbodiesel tem 26º no ataque, 24º na saída e 21 cm no vão-livre. De série, o GWM ainda oferece seletor de tipos de terreno (ATCS) e função que reduz o raio de giro em até 1,5 metro. 

GWM Haval H9 – Foto: divulgação

Mecanicamente, suspensões do tipo Duplo A na frente (igual a Poer P30), com eixo rígido de fixação fivelink na traseira. Os dois eixos contam com barras estabilizadoras, e os quatro freios são a disco, como esperado num carro do naipe dele. A capacidade de reboque é de até 2,5 toneladas, ou o mesmo que dois SUVs pequenos.  

GWM Haval H9 – Foto: divulgação

Interior e equipamentos

O interior segue o padrão de estilo da carroceria: é parrudo e imponente, lembrando o de caminhonetes grandes. Ali há painel de instrumentos digital com 10,2”, multimídia de 14,6” com conexões sem fio, carregador de celular sem fio com 50 Watts, sistema de som premium com 640 Watts, volante aquecível, teto-solar panorâmico, parabrisas e janelas com vidros acústicos, bancos dianteiros com massagem (8 modos e 3 níveis) e ajustes elétricos, além de memórias de posição, ventilação e aquecimento.  

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Passageiros da segunda fileira contam com ventilação dos assentos, enquanto as três fileiras trazem portas USB e saídas de ar-condicionado. O conteúdo de série ainda inclui conjunto óptico full-LED, estribos laterais elétricos e automáticos, rodas de liga-leve aro 19 e um belo pacote de assistentes inteligentes de condução (ADAS).  

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Haval H9 tem dez anos de garantia

Com três cores na paleta (branco, preto e cinza fosco), o GWM Haval H9 desembarca apenas na versão Exclusive TD480 (sigla que remete aos Jeep, aliás). Assim como a picape Poer, sua garantia é de dez anos para mecânica e ar-condicionado, ou de cinco anos para outros componentes (acabamentos, borrachas, telas e afins). 

GWM Haval H9 – Foto: GWM/divulgação