16/06/2025 - 7:00
A chinesa GWM já mostrou suas cartas do baralho: em junho, começará a fabricar o Haval H6 na sua fábrica nacional de Iracemápolis (SP), e, a partir de agosto, de lá também vão sair a caminhonete Poer e o SUV maior Haval H9, com sete lugares. Os elétricos virão depois, num outro momento.
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Produção nacional da GWM

A fabricante ainda disse que vai iniciar as operações na fábrica no estilo que chama de “peça por peça”, trazendo componentes soltos da China, para serem montados em Iracemápolis (SP). Mas, alguns componentes periféricos serão nacionais (pneus, bateria 12 Volts, entre outros), assim como todo o processo de pintura da carroceria.
Poer P30

Porém, chamou a atenção a tal da picape Poer. Quem é ela? Quem tem memória boa deve se lembrar que, assim que chegou ao Brasil, um dos modelos mais cotados da GWM para o mercado nacional era justamente a tal caminhonete. Ela demorou, de fato, mas agora deve se tornar realidade. E, mais do que isso: será brasileira.
Poer P30: dimensões

A própria marca chinesa destaca que a Poer P30, configuração que teremos por aqui, é maior que as rivais: tem 5,42 m de comprimento, 1,95 m de largura e 1,89 m de altura, com cerca de 3,25 m de distância entre-eixos. Para efeito de comparação, uma Toyota Hilux mede 5,32 X 1,80 X 1,79 X 3,1 m, respectivamente.

Até mesmo o estilo remete as picaponas maiores, com grandes faróis e lanterna, interior com largo console central, entre outras soluções. Todo esse estilo remete a primeira versão da Poer, lançada na China em abril de 2019. O modelo que virá ao Brasil já sofreu algumas reestilizações.
Poer P30: significado do nome

Curioso é seu nome original: Pao, o que abre brechas para inúmeras piadinhas de quinta série. “Poer” adotado aqui, com pronúncia “Póuer” (igual “power”), é na verdade uma sigla que remete a quatro termos: “Powerful, Off-road, Enjoyable and Reliable”, algo como “Poderoso, Off-road, Agradável e Confiável”, em tradução direta. Bem melhor!
Poer P30: caçamba e carga

Dados oficiais da Great Wall no exterior apontam para 1.135 litros de caçamba, enquanto a rival da Toyota entrega 1.000 litros, para efeito de comparação. A capacidade de carga deverá rondar os 1.000 kg, assim como as concorrentes.
Motorização
A motorização já foi confirmada para o Brasil: será um 2.4 turbodiesel de quatro cilindros e 16 válvulas, o mesmo que moverá o Haval H9 num primeiro momento. Apesar de a GWM não confirmar, dizendo que esse motor ainda está em fase de homologação, em outros mercados ele rende 184 cv de potência com aproximadamente 49 mkgf de torque.

A transmissão é certa: automática de nove velocidades, desenvolvida pela própria marca chinesa. E o sistema de tração é 4×4 com função de reduzida, como não poderia deixar de ser numa caminhonete de cabine dupla. Falando nisso, a Poer é tradicional na construção: traz chassi separado da cabine e caçamba, igual as rivais.
Consumo
Com tanque de 80 litros, a picape GWM consome 9,7 km/l na cidade e 12,9 km/l na cidade, ao menos nas especificações do modelo vendido no Chile, onde a gasolina é mais pura que a nossa (tem bem menos etanol). Aqui no Brasil, as médias deverão ser outras, provavelmente um tanto piores.

Mecânica
Sua concepção é bem tradicional: suspensões tipo Duplo A na frente, eixo rígido com feixes de molas atrás, e a boa notícia dos discos ventilados nas quatro rodas, conforme os exemplares vendidos em outros países vizinhos. A direção com assistência elétrica também faz parte do pacote.

Itens de série
Dentre os itens de série esperados, ar-condicionado digital automático de duas zonas, chave presencial com partida por botão, painel de instrumentos digital de 7”, multimídia de 14,6” com conexões sem fio, carregador de celular por indução, freio de mão eletromecânico com função Auto Hold, seletor de modos de condução (Eco, Normal, Sport), volante multifuncional com paddle-shifts, alavanca de transmissão tipo joystick, bancos dianteiros com ajustes elétricos, retrovisor interno fotocrômico, além de conjunto óptico full-LED, sensores de chuva e crepuscular etc.

Alguns itens são incomuns em picapes, como o seletor de peso da direção (Normal, Conforto e Esportivo), e a oferta de sistemas de segurança é grande, incluindo 6 airbags, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, câmera 360º, controle eletrônico de descidas, detector de fadiga do condutor, monitores de ponto-cego, farol alto com comutação automática, piloto automático adaptativo (ACC), alerta de saída de faixa ativo, assistente de permanência na faixa, alerta de colisão frontal e traseira, frenagem autônoma de emergência, leitor de placas de sinalização, alerta de tráfego cruzado traseiro com frenagem automática anticolisão, entre outros.
Opção híbrida?

A GWM também disse que está preparando uma versão híbrida plug-in da Poer para o mercado brasileiro. No exterior, ela mescla motor 2.0 turbo a gasolina com um motor elétrico, entregando mais de 400 cv totais com torque que supera os 76 mkgf. Porém, pode ser que esse 2.0 turbo torne-se flex, e, quem sabe, ainda receba a ajuda de um segundo motor elétrico. As especificações devem mudar, enquanto o tamanho das baterias de tração oscila entre 19 kWh e 59 kWh, dependendo da configuração.