O mercado brasileiro tem duas picapes chinesas novas: GWM Poer P30 e Foton Tunland V9. As duas tem uma coisa em comum: são as primeiras desse segmento nas duas fabricantes, que se aventuram no mesmo mundo de Toyota Hilux, Ford Ranger, Chevrolet S10, Nissan Frontier, Mitsubishi Triton, VW Amarok e afins.  

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GWM Poer P30
GWM Poer P30 – Foto: GWM/divulgação

E, para conquistar o tradicional público das caminhonetes cabine dupla, ambas apostam na boa relação custo X benefício. Mas, qual será o melhor negócio entre elas? Pra responder essa dúvida, e outras que possam pairar, vamos fazer um duelo de GWM com Foton, dividindo a briga em alguns rounds: motorização, desempenho e consumo, caçamba e capacidade de carga, e equipamentos de série. 

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Foton Tunland – Foto: Foton/divulgação

Preços: Poer P30 ou Foton Tunland?

Porém, antes de mais nada, vamos começar com o principal: a GWM Poer P30 é vendida por aqui nas versões Trail (R$ 240 mil) e Exclusive (R$ 260 mil), enquanto a Foton Tunland é oferecida nas configurações V7 (R$ 290 mil) e V9 (R$ 310 mil). Boas diferenças, hein? 

Motorização

GWM Poer P30 - Foto: GWM/divulgação
GWM Poer P30 – Foto: GWM/divulgação

A Poer P30 vem com um motor 2.4 16v turbodiesel, de quatro cilindros e com injeção direta Common Rail. Ele rende 184 cv de potência com cerca de 49 mkgf de torque, e está acoplado a uma transmissão automática de nove marchas. A dupla, motor e câmbio, foi desenvolvida pela própria GWM. O pacote mecânico ainda inclui a tração 4×4 com reduzida e bloqueio do diferencial traseiro.    

Foton Tunland - Foto: Lucca Mendonça
Foton Tunland – Foto: Lucca Mendonça

Já a Foton Tunland, seja V7 ou V9, vem com um 2.0 turbodiesel de quatro cilindros, entregando 175 cv de potência com pouco mais de 45 mkgf de torque, aliado ao câmbio automático de oito velocidades (fornecido pela alemã ZF). Como grande diferencial, conta com tecnologia híbrida-leve de 48 Volts fornecida pela Bosch, que une motor de arranque ao alternador, criando um propulsor elétrico que auxilia o turbodiesel. A rival chinesa não dispõe de tal sistema. Há tração 4×4 e reduzida. 

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Desempenho e consumo 

A picape da GWM leva ao menos 11,2 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h, atingindo os 165 km/h de velocidade máxima, segundo dados oficiais. Já a rival Foton Tunland tem declarados 8,8 segundos, pra lá de otimistas: em testes práticos durante breve avaliação, rondou os 13 segundos para ir de 0 a 100 km/h. Sua velocidade máxima ronda os 160 km/h, divulgados pela fabricante. Vitória da Poer P30! 

GWM Poer P30 – Foto: GWM/divulgação

No consumo de combustível, a GWM sai na frente mais uma vez: consegue médias de 9,5 km/l na cidade e 10,6 km/l na estrada com diesel, segundo o Inmetro. Melhores que os 8,7 km/l na cidade e 9,9 km/l na estrada da Tunland. A Poer P30 ainda tem vantagem com o tanque de combustível de 78 litros, ante 76 das Foton, o que significa uma maior autonomia em viagens (827 km, ante 752 das Tunland). 

Foton Tunland – Foto: Foton/divulgação

Caçamba e capacidade de carga 

No tamanho geral, as Foton Tunland saem na frente com quase 20 cm a mais de comprimento que as Poer P30. São grandalhonas pelo segmento que atuam. Isso significa, além de um espaço interno mais generoso, caçamba maior: de fato, segundo a fabricante, são abundantes 1.379 litros de capacidade, enquanto a Poer P30 comporta 1.248, oficialmente. Tremenda diferença de 131 litros.  

Foton Tunland – Foto: Foton/divulgação

Por outro lado, se a diferença do tamanho de caçamba é tão grande, a capacidade das duas é praticamente idêntica: ronda 1 tonelada em ambas. É o mesmo número que oferece outra porção de caminhonetes médias turbodiesel. Ah, e vale lembrar que a Foton Tunland V9 traz suspensões independentes com eixo traseiro multilink, concepção igual a de SUVs de luxo, enquanto a V7 usa eixo rígido com feixes de molas. A GWM aposta sempre nessa segunda concepção, mais comum entre picapes.  

GWM Poer P30
GWM Poer P30 – Foto: GWM/divulgação

Equipamentos de série 

Focando nas versões mais completas, estão na lista de ambas os faróis em LED, pneus de uso misto, rodas de liga-leve (18” na Foton e 19” na GWM), protetores de caçamba (pintura na Foton e plástico na GWM), retrovisores com rebatimento elétrico, sensores de chuva e crepuscular, controle eletrônico de descidas, seletor de modos de condução, seletor de peso da direção, câmeras 360º, piloto automático adaptativo (ACC) com função anda-e-para (TJA), 6 airbags, freios a disco nas quatro rodas, carregador de celular sem fio, ar digital automático com saídas traseiras. 

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Dentre as tecnologias, as duas contam com painel de instrumentos digital (12,3” na Foton e 10,2” na GWM), multimídia flutuante (14,6” em ambas), bancos em couro com ventilação e aquecimento, freio de mão eletromecânico e mais.  

GWM Poer P30 – Foto: GWM/divulgação

Assistentes de condução? Constam nelas alerta de colisão frontal, frenagem autônoma de emergência, alerta de saída de faixa ativo, assistente de permanência na faixa, leitor de placas de sinalização, monitores de ponto-cego, alerta de tráfego cruzado traseiro, alerta de desembarque seguro, detector de fadiga do condutor, frenagem pós-colisão e afins.

Foton Tunland – Foto: Foton/divulgação

Como diferenciais, a Poer P30 dispõe de amortecimento na tampa da caçamba, volante regulável em profundidade, banco do passageiro com ajustes elétricos, alerta de colisão traseira, Android Auto sem fio (na Tunland, nem com fio), além de conexão 4G com internet a bordo. A Foton não dispõe de tais itens.  

GWM Poer P30 – Foto: GWM/divulgação

Em compensação, só a Tunland V9 traz sistema Start & Stop, sensores de estacionamento frontais, teto panorâmico, memória de posição para o motorista e câmera interna que detecta distração do motorista. De quebra, ela consegue isenção de rodízio municipal de veículos em São Paulo, e ainda pode garantir bônus no IPVA em várias regiões do Brasil, por conta do sistema híbrido-leve de 48 Volts.  

Foton Tunland – Foto: Foton/divulgação