Agora sim, a picape Poer P30, da GWM, chega ao mercado brasileiro. Apesar da fabricante chinesa já ter uma fábrica pronta em solo nacional (Iracemápolis, SP), as primeiras unidades da novidade virão importadas da China, com a promessa da entrega dos exemplares nacionais a partir do finalzinho de 2025.  

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Quanto custa a Poer P30?

Porém, a picape surpreende com o preço menor que o da Fiat Toro turbodiesel, além do pacote interessante. São duas versões: Trail por R$ 220 mil e Exclusive por R$ 240 mil, isso em valores promocionais de lançamento. Depois do dia 20 de setembro, cada uma encarece R$ 20 mil, mas ainda mantém a boa relação custo X benefício. Para que se tenha uma ideia, uma Toro Ranch turbodiesel passa dos R$ 228 mil, enquanto uma Toyota Hilux topo de linha custa mais de R$ 353 mil. Ou seja, R$ 110 mil mais cara.  

GWM Poer P30 – Foto: GWM/divulgação

A própria marca chinesa destaca que a Poer P30 é maior que as rivais médias: tem 5,42 m de comprimento, 1,95 m de largura e 1,89 m de altura, com cerca de 3,25 m de distância entre-eixos. Para efeito de comparação, uma Hilux mede 5,32 X 1,80 X 1,79 X 3,1 m, respectivamente. Na caçamba vão 1.248 litros (1.000 na Toyota), com tampa equipada com amortecedores, enquanto a capacidade de carga é de 1 tonelada. 

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Estilo e motorização

Até mesmo o estilo remete as picaponas maiores, a exemplo das Ram, com grandes faróis e lanterna, interior com largo console central, entre outras soluções. Todo esse estilo remete a primeira versão dessa geração da Poer, lançada na China em abril de 2019. O modelo que desembarca no Brasil já sofreu algumas reestilizações. 

GWM Poer P30 – Foto: GWM/divulgação

Atrás da dianteira imponente, um motor 2.4 turbodiesel de quatro cilindros e 16 válvulas. Ele entrega 184 cv de potência com cerca de 49 mkgf de torque, e vem associado a uma transmissão automática de nove marchas. Ambos, motor e câmbio, foram desenvolvidos pela própria GWM. O pacote mecânico ainda inclui a tração 4×4 com reduzida e bloqueio do diferencial traseiro.  

GWM Poer P30 – Foto: GWM/divulgação

De acordo com a GWM, esse 2.4 foi recalibrado para o mercado brasileiro, e agora conta com 50% do torque já disponível aos 1.000 rpm. O pico de força vem aos 1.500 giros. Ele traz turbina de geometria variável (VGT), injeção direta Common Rail (2.000 bar de pressão) e sistema de recirculação dos gases de escape (EGR), além de vir com um tanque de ARLA (ureia) com 15 litros de capacidade. O de diesel tem 78 litros.  

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A Poer P30 consegue rebocar até 3.100 kg, o equivalente a três Hyundai HB20, tem aceleração de 0 a 100 km/h em 11,2 segundos e, de acordo com o Inmetro, mostra média de consumo de 9,5 km/l na cidade e 10,6 km/l na estrada, com diesel. Com isso, sua autonomia fica entre 740 e 820 km, seguindo essas médias de consumo.  

Mecânica recalibrada

GWM Poer P30
GWM Poer P30 – Foto: GWM/divulgação

A GWM diz que seus sistemas de suspensões e direção foram recalibrados para os gostos e necessidades do público brasileiro. No primeiro caso, ela segue a cartilha das rivais: independente e tipo Duplo A na dianteira, enquanto na traseira há eixo rígido com feixes de molas, calibradas para absorver melhor impactos com o piso (leia-se: encarar nossa buraqueira) e garantir melhor dinâmica na condução. A direção, com assistência elétrica, também passou por reajustes.  

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A GWM ainda conta vantagem de ter garantia de fábrica de 10 anos para a Poer P30, dizendo que sua cobertura supera a da Toyota. Itens como motor, transmissão, eixos, freios, caixa de direção e ar-condicionado estão inclusos na garantia de dez anos, enquanto suspensão, volante, acabamentos internos, borrachas, cintos de segurança, painel de instrumentos e central multimídia contam com cobertura de cinco anos (são três na Toyota, nesse caso).  

GWM Poer P30 – Foto: GWM/divulgação

Equipamentos da Poer P30

Seu pacote de equipamentos é bem rico, como de praxe nos modelos chineses. A picape traz, na versão Trail, bancos em couro sintético, ajuste elétrico para o motorista, ar-condicionado digital automático dual zone, carregador de celular sem fio com 50 Watts de potência, painel de instrumentos digital de 10,2”, multimídia de 14,6” com conexões sem fio, freios a disco nas quatro rodas, conjunto óptico em LED, paddle-shifts para trocas de marchas manualmente, rodas de liga-leve aro 18, sensores de estacionamento traseiros, piloto automático e câmeras 360º, retrovisor interno fotocrômico, retrovisores externos com rebatimento elétrico e mais. 

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No pacote de segurança, apesar de ficar devendo os airbags de cortina, a Trail ainda vem com piloto automático adaptativo (ACC), alerta de colisão frontal, frenagem autônoma de emergência, alerta de saída de faixa ativo e assistente de permanência na faixa, principalmente.  

GWM Poer P30 – Foto: GWM/divulgação

A mais cara, Exclusive, vem com grade cromada, rodas aro 19 e pneus Continental, bancos em couro legítimo, banco do passageiro com ajustes elétricos, ventilação e aquecimento para os bancos dianteiros, banco traseiro bipartido rebatível, apoio de braço traseiro, condução semiautônoma nível 2+ (mais assistentes de condução), airbags de cortina, entre outros pormenores.

Cores

A GWM Poer P30 começa a ser vendida hoje, 10 de setembro, sem itens opcionais. Ela pode ser pintada em três cores: preto, prata e branco.

GWM Haval H9 e Poer
GWM Haval H9 e Poer P30 – Foto: GWM/divulgação