31/05/2017 - 14:00
1º lugar: Chevrolet Cruze Sport6
A segunda geração do hatch médio da General Motors chegou ao País no fim de 2016 e ganhou destaque pelo visual atraente, pelo bom pacote de equipamentos e, principalmente, pela modernidade de seu projeto, no qual está incluído o eficiente motor 1.4 turbo, capaz de entregar ótimos 153 cv e 24,5 kgfm (com etanol). O câmbio automático de seis marchas é equipamento de série nas duas versões do modelo, que ainda conta com controles eletrônicos de estabilidade e tração, também como item de fábrica. O porta-malas com capacidade para 290 litros de bagagem é ligeiramente menor que os dos principais rivais da sua categoria, mas o verdadeiro calcanhar de Aquiles do novo Cruze Sport6 é a sua maior desvalorização. Produzido na Argentina, o renovado hatch ainda é visto com certa desconfiança no mercado de seminovos, mas, com o tempo, esse cenário tende a mudar.
2º lugar: VW Golf 1.4 TSI
Ele chegou importado da Alemanha há pouco mais de três anos e logo se tornou o sonho de consumo de muita gente. Com seu estilo inconfundível (no qual se destacam as largas colunas traseiras, sua marca registrada), o Golf sempre fez sucesso no País e não foi diferente com a sua sétima geração. O baixo índice de desvalorização e a dirigibilidade são os destaques do modelo, que é produzido em São José dos Pinhais (PR) desde 2015.
3º lugar: VW Golf 1.0 TSI
Quando ele chegou ao mercado, no segundo semestre de 2016, houve quem desconfiasse, mas logo a versão com motor 1.0 turbo (o mesmo do pequeno Up TSI) convenceu os consumidores de que é possível um hatch médio com propulsor 1.0 exibir bom desempenho, dirigibilidade agradável e ainda ser bastante econômico. E não é à toa, já que o modelo conta com razoáveis 125 cv e 20,4 kgfm (com etanol) à disposição.