24/08/2025 - 15:00
Muitas vezes, os melhores perfumes vêm nos menores frascos. Ou os maiores porta-malas estão em carros não tão grandes, trazendo o ditado para o mundo automotivo. Dependendo, um hatch pode ter mais espaço para malas do que um sedan, e ainda consegue estilo mais esportivo, menos “careta”.
+GWM Ora 03 ganha descontão para brigar com o BYD Dolphin 2026
+Avaliação: quer um automático 0 km barato? Eis o Fiat Argo Drive CVT

Nesse ranking, entraram desde esportivos, elétricos, premium e até um bônus: o VW Golf GTi de nova geração, que chega em breve ao Brasil com um dos maiores bagageiros dentre os hatches disponíveis no mercado brasileiro. Além dele, outro Volkswagen está na lista: o Tera MPI, que, oficialmente, é registrado pelo Inmetro como hatch compacto, ao invés de SUV (esses, só os com motor turbo).
Veja os 7 hatches com maior porta-malas do Brasil:
7º: Honda Civic Type-R – 337 litros

Com 337 litros declarados, é um hatch médio com pretensões bem esportivas, quase 300 cv e transmissão manual.
6º: BYD Dolphin Plus –345 litros

Oficialmente, a marca chinesa fala em 345 litros de capacidade, posicionando o hatch elétrico na sexta posição. Curiosamente, seu irmão Dolphin GS convencional tem “só” 250 litros de capacidade, oficialmente.
5º: VW Tera MPI – 350 litros

Por mais que a VW não goste, o Tera MPI, aquele com motor 1.0 aspirado e transmissão manual, é registrado como hatch pelo Inmetro. Por isso, ele entra na lista com seus bons 350 litros de porta-malas, pela medição VDA.
4º: Mercedes-AMG A45S – 370 litros

Outro hatch médio esportivo com bom espaço para as malas: são 370 litros de capacidade nesse hatch alemão, que entrega mais de 420 cv de potência e aceleração digna de superesportivos.
3º: VW Golf GTI 2025 – 374 litros

Por mais que ainda não tenha sido lançado oficialmente, o VW Golf GTI de nova geração chega ao mercado brasileiro em breve, dentro das próximas semanas. Seu porta-malas oferece bons 374 litros, um pouco mais do que o Mercedes acima.
2º: Audi A3 Sportback – 380 litros

Ainda que seja pequeno no espaço interno, o A3 Sportback, de carroceria hatch, permite acomodação da bagagem de toda a família: a Audi fala em ótimos 380 litros de porta-malas para ele, superando até alguns SUVs de menor porte.
1º: Toyota GR Corolla –470 litros

Fechando a lista, mais um hatch esportivo, nesse caso com pouco mais de 300 cv de potência. Acreditem: o GR Corolla tem o mesmo espaço para bagagens do Corolla Sedan nacional, com 470 litros de porta-malas. Isso graças a sua traseira pronunciada e arranjos internos de acabamento, que priorizam a folga para as malas.