A adoção de carros elétricos e híbridos ganha força rapidamente em lugares como a Europa, Estados Unidos e China. Mas deve seguir um ritmo bem mais lento no Brasil até o fim da década. É o que aponta um estudo realizado pela consultoria Boston Consulting Group.

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Por aqui, os carros elétricos e híbridos serão menos de 10% dos automóveis 0km vendidos em 2030. Número bem diferente do cenário visto no exterior, onde a consultoria aponta que os veículos eletrificados serão responsáveis, até 2026, ​​por mais da metade dos automóveis leves vendidos globalmente.

Ainda segundo o estudo, uma das explicações para esse atraso do Brasil é o contexto regulatório e de incentivos. Apesar do crescimento nas opções de modelos híbridos e elétricos nos últimos anos, eles ainda são bem mais caros do que modelos equivalentes a combustão.

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Outro ponto destacado é a existência do etanol como alternativa sustentável aos combustíveis fósseis. Mas o cenário para o futuro é positivo, por fatores não necessariamente atrelados ao Brasil, como o barateamento das baterias a partir do aumento da escala de produção e novas tecnologias.

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