Antes da Olimpíada, a BMW, patrocinadora oficial do evento, realizou três curiosas ações de marketing. No The Mall (entre o Palácio de Buckingham e o Admiralty Arch), em Londres, a marca promoveu uma corrida entre um modelo 320d e um medalhista olímpico. Depois, desafiou outro atleta a saltar por cima de Mini Cooper enfileirados próximo a London Bridge. Além disso, fez testes – obviamente desnecessários – com a tocha olímpica. Ações que, além de despertar curiosidade, garantiam belas imagens.

O peso-potência de Mark Lewis-Francis garante que ele arranque melhor que o BMW

Na disputa entre Mark Lewis-Francis, medalha de ouro em Atenas (2004) no revezamento 4×100 e o Série 3 a diesel, foram medidos o tempo de reação e arranque do atleta e do carro. Como mostra a tabela abaixo, o atleta consegue ter uma reação mais rápida que a do carro na arrancada, sendo ultrapassado pelo BMW apenas na casa dos 30 metros. Como Lewis-Francis tem uma relação peso-potência melhor que a do BMW, ele consegue partir mais rápido. Além disso, o carro, mais pesado, demor a mais para vencer a inércia, enquanto o atleta consegue ter uma aceleração de mais de 1g. Outro motivo para o 320d partir com desvantagem é que o atleta tem um tempo de reação mais rápido ao disparo que autoriza a largada.

O atleta J.J Jegede venceu com facilidade os seis metros de distância da fileira de Mini Cooper

 

Já a inglesa Mini, do grupo BMW, desafiou o campeão inglês de salto em distância J.J. Jegede, a vencer três Cooper colocados lado a lado. Próximo à London Bridge, importante ponto turístico da cidade, foi montada uma estrutura para promover o lançamento da edição especial do Mini, limitada a 2.012 unidades, que não será vendida no Brasil.Os três carros alinhados tinham cerca de seis metros – um atleta salta entre sete e oito metros.

Mas, com a situação inusitada, Jegede confessa que ficou nervoso. “Não aconselho ninguém a tentar isso em casa”, brincou o atleta, que, este ano, realiza o sonho de competir em uma Olimpíada.

 

O TESTE DA TOCHA

A tradição vem desde a Grécia Antiga. Meses antes do início das competições, a Tocha Olímpica é carregada pelo país anfitrião, em um revezamento de atletas. Na véspera da abertura dos Jogos, uma celebridade esportiva acende, com ela, o Fogo Olímpico. Este ano, antes de iniciar sua corrida a Londres, ela foi levada a Munique, na Alemanha, para testes no Energy and Environmental Test Centre (ETC) da BMW. Lá, câmeras capazes de reproduzir ambientes de todo o mundo com chuva, ventos de até 280 km/h e temperaturas variando entre 20 graus negativos e 55 graus positivos atestaram a confiabilidade da Tocha.

 

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