A Honda lançou a 11ª geração do Accord no mercado brasileiro, que evoluiu em vários aspectos ante ao modelo anterior.

O visual da frente segue os modelos da marca recém-lançados, como exibido na grade em acabamento black piano, em conjunto com os faróis full-LED com DRL. Atrás, o conjunto óptico é formado por lanternas bipartidas, unidas por uma barra luminosa com o “H” da Honda ao centro. As rodas são aro 18 polegadas calçadas com pneus 235/45. Elas são pintadas em preto com a superfície exterior polida.

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Honda Accord – Crédito: Divulgação

Por dentro, as saídas de ventilação do painel se camuflam em meio a uma trama metálica, com os comandos giratórios do sistema de ar-condicionado digital dual zone ocupando a porção central. O teto solar elétrico funciona de maneira integrada com o ar-condicionado – ao ativar a função “Tilt-up” do teto solar com o ar-condicionado no modo “Auto”, a recirculação é automaticamente desligada, o que reduz o nível de ruído na cabine, diz a Honda.

Honda Accord – Crédito: Divulgação

O modelo agrega bancos com estabilizador corporal, que também possuem ajustes elétricos para motorista e passageiro e com memórias no caso do condutor. O porta-malas tem 574 litros e o espaço de carga pode ser aumentado por meio do encosto bipartido.

Tecnologia 

O painel de instrumentos é TFT de alta definição, com 10,2 polegadas e múltiplas funções que podem ser configuradas por meio de comandos no volante. Há ainda a consulta das informações básicas de condução projetadas no para-brisa pelo Head Up Display de 6 polegadas.

No centro do painel está uma tela multimídia sensível ao toque de 12,3 polegadas com botão físico de volume de áudio. O sistema de entretenimento é compatível com os padrões Apple CarPlay e Android Auto.

O sedã adota um sistema de som da marca Bose com 12 alto-falantes, quatro entradas USB-C iluminadas (duas para os ocupantes dos bancos dianteiros, duas para os do banco traseiro) e carregador de celular por indução no console central complementam a oferta tecnológica da cabine.

Honda Accord – Crédito: Divulgação

As principais funções do myHonda Connect são: notificação automática de colisão, detecção remota de falha, alarme de segurança, rastreamento do veículo em movimento, alerta de velocidade, controle geográfico, assistência 24h, controles remotos (como acionar ar-condicionado, ligar o motor do carro, destravar e travar portas), localização do veículo estacionado, painel de informações do veículo, últimas viagens, manual digital do proprietário e agendamento de serviços.

A plataforma de conectividade myHonda Connect está disponível no Accord via aplicativo no smartphone. A tecnologia tem como destaque a estreia da TCU (Unidade de Controle de Telemática) de segunda geração. De acordo com a marca, o ajuste remoto da temperatura do ar-condicionado está mais preciso (de 1 °C em 1 °C), há a possibilidade de inibição remota do motor, o alerta de colisão não depende mais exclusivamente da deflagração de um dos airbags e o tempo de envio de comandos remotos e sua efetiva execução está ainda menor.

Estão disponíveis dois pacotes do myHonda Connect, sendo que o primeiro é gratuito e o “Plus” será pago e dará acesso a todas as funcionalidades – inicialmente ele será gratuito, com um ano de degustação.

Motorização

Por meio do Accord que, em 2021, a Honda estreou no Brasil a tecnologia e:HEV, agora ela evoluiu. Os motores elétricos, um de tração e outro destinado à geração de energia para a IPU (Intelligent Power Unit), foram posicionados com eixos paralelos e não mais em série como no Civic, configurando assim uma nova e-CVT. A marca fala em melhor performance do conjunto em termos de redução de ruídos e vibrações, inclusive pela adoção de um volante do motor equipado com pré-amortecedor.

Honda Accord – Crédito: Divulgação

O trem de força continua com 184 cv de potência, mas o torque aumentou e passou para 34,1 kgfm (antes, 32,1 kgfm). O “upgrade” se estendeu ao novo motor a combustão quatro cilindros 2.0 16V, de ciclo Atkinson, com duplo comando de válvulas no cabeçote, VTC e, agora, com injeção direta de gasolina, que contribuiu para o aumento em torque, passando para 19,2 kgfm a 4.500 rpm (antes 17,8 kgfm a 3.500 rpm) e leve ganho de potência para 146 cv a 6.100 rpm (antes 145 cv a 6.000 rpm).

O sistema e:HEV detém três modos de operação: EV Drive (100% elétrico), Hybrid Drive (elétrico e combustão) e Engine Drive (somente combustão). Vale destacar que o novo Accord conseguiu nota A em consumo e em nível de emissões do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, registrando 17,8 km/l de consumo urbano e de 16,1 km/l de consumo rodoviário.

Carroceria

O Accord ganhou reforços na dianteira por meio de barras que inibem deformação. A área inferior do para-brisa foi redesenhada “visando a redução da tensão e direcionamento de cargas para áreas de maior rigidez como as torres que abrigam os amortecedores dianteiros”, diz a Honda. A parede corta-fogo também foi reforçada no painel inferior e túnel central. Na traseira, por sua vez, um conjunto de reforços forma um arco de alta resistência à torção. A cabine também foi aprimorada, por meio do redesenho da Coluna B e das barras anti-intrusão das portas.

novo padrão de rigidez da carroceria veio acompanhado de uma revisão das suspensões, que continuam do tipo MacPherson na dianteira e multilink na traseira.

Honda Accord – Crédito: Divulgação

Segurança

O sedã conta com o Honda Sensing, que inclui: câmera de alta capacidade instalada no topo do para-brisa (cujo campo de visão passou de 50º para 90º) e radar instalado na grade frontal, camuflado pelo H da Honda, que tem um pico de ângulo de varredura de 120º contra os 50º da versão anterior.

Veja abaixo algumas funções:

– ACC – Controle de cruzeiro adaptativo;

– CMBS – Sistema de frenagem para mitigação de colisão;

– LKAS – Sistema de assistência de permanência em faixa;

– RDM – Sistema para mitigação de evasão de pista;

– AHB – Farol alto automático.

Ao todo, o modelo possui oito airbags: dois frontais, dois laterais, dois do tipo cortina e dois de joelhos.

Há ainda: monitor de atenção do motorista, assistente de tração e estabilidade (VSA), assistente de partida em rampa (HSA), sistema de luzes de emergência em frenagens severas (ESS), câmera de ré multivisão com linhas dinâmicas, sensor de pressão dos pneus (TPMS), LaneWatch (assistente para redução de ponto cego), sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, sistema Isofix (fixação de assentos infantis), entre outros.

Honda Accord – Crédito: Divulgação

Mercado

Accord Advanced Hybrid será oferecido em três opções de cores: Prata Esterlina Metálico, Preto Cristal Perolizado e Branco Topázio Perolizado. O revestimento do interior será cinza claro no caso da cor externa Branco Topázio Perolizado. Nas demais, o acabamento interno será na cor preta. O sedã será comercializado por R$ 324.900.

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