Em 1998, a Honda lançou a Biz no mercado brasileiro e, com ela, praticamente popularizou o segmento CUB (Category Upper Basic, em inglês; categoria básica superior, na tradução) por aqui. Vale destacar que atualmente são mais de 6 milhões de motocicletas deste segmento produzidas em solo nacional.

Honda C 100 Biz 1998 – Crédito: Divulgação

Passados 25 anos, a linha Biz representa o segundo modelo mais emplacado pela Honda, com mais de 100 mil unidades apenas este ano, atrás da CG 160.

“Comemorar os 25 anos da Honda Biz é um grande orgulho, pois é um modelo desenvolvido totalmente no Brasil, por brasileiros e para brasileiros. O modelo superou as expectativas quando lançamos, inclusive com uma campanha publicitária que marcou época. Hoje, muitas pessoas não identificam o que é uma CUB, elas conhecem a Biz e isso é resultado de um forte trabalho ao longo dos anos e da admiração aos clientes”, ressalta Marcelo Langrafe, diretor comercial da Honda Motos & CRM da Honda South America, à imprensa.

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Veja abaixo a Honda Biz ao longo dos anos:

  • Mesmo a motocicleta chegando ao Brasil no final dos anos 1990, a história desse modelo começou na verdade em 1958, no Japão, com o lançamento da Honda Super Cub, que inaugurou a categoria e se tornou um sucesso de vendas no mundo todo;
  • Os modelos CUB desembarcaram no início dos anos 1990, com a C-100 Dream, inicialmente importada;
  • Por isso, a Honda decidiu desenvolver um modelo liderado pelo time local, que estabeleceu as diretrizes e conceitos do que viria a ser a representante nacional do segmento CUB;
  • A Honda C-100 Biz era a única motocicleta da categoria a oferecer espaço sob o assento para guardar capacete ou outros objetos;
  • O modelo herdou da C-100 Dream, sua antecessora, o motor e o câmbio, mas chegou com design diferenciado, com linhas e cores mais modernas;
  • Outra grande inovação do modelo foi a combinação de roda 17’’, com pneu fino na frente, e aro 14’’, com pneu mais largo e alto atrás;
  • Em 2005, o modelo recebeu sua primeira grande atualização e ganhou uma motorização mais potente (124,9 cm3), passando a se chamar Honda Biz 125;
  • Quatro anos depois, ela foi a primeira moto de baixa cilindrada do Brasil a receber injeção eletrônica PGM-FI (Programmed Fuel Injection), tecnologia que reduz a emissão de gases poluentes e contribui com a eficiência do motor e economia de combustível;
  • Em 2011, a Biz ganhou uma versão Flex e a aumento na capacidade do tanque;
  • Em 2012, a Honda apresentou uma nova versão da motocicleta, a Biz 100, que se consagrou como uma opção de entrada mais acessível, com visual inspirado na “irmã” maior, de 125 cm3;
  • Esse mesmo modelo foi atualizado em 2016 e passou a ter um novo motor de 110 cilindradas dotado de injeção eletrônica, passando a se chamar Biz 110i;
  • A mais recente renovação do modelo foi em 2018, quando tanto a Biz 110i como a Biz 125, compartilharam mudanças no design, freios CBS, painel eletrônico, ampliação do espaço sob o assento, além de tomada 12V.