04/11/2025 - 16:00
Uma das grandes revelações da Honda para a edição 2025 do Salão de Motos de Milão, na Itália, é a inédita CB1000 GT. Trata-se de uma sport touring, motocicleta estradeira, com direito a visual parrudo, suspensões elevadas, parabrisas (chamado popularmente de “bolha”) e pegada viajante.
+Honda CB750 Hornet é 22 cv mais fraca no Brasil; por quê?
+Shineray SBM 250s tem design esportivo e custa menos que scooter 160

CB1000 GT tem motor de Hornet
Apesar de não ter revelado potência e torque do novo modelo, a Honda confirmou que ela traz o mesmo motor de 1000 cm³ da CB1000 Hornet, esportiva tradicionalíssima mundo afora. Esse propulsor traz duplo comando de válvulas no cabeçote (DOHC), é refrigerado a líquido e trabalha em quatro tempos. Na GT são novas as calibrações da injeção eletrônica de combustível, e os ajustes do acelerador eletrônico.
Mantendo as características de potência, a Honda diz que esse motor 1000 proporciona uma entrega suave desde a abertura do acelerador, reduzindo a fadiga tanto do piloto quanto do passageiro. Tudo é em prol do maior conforto e suavidade nas viagens longas. Para efeito de comparação, na Hornet 1000 vendida na Europa são 157 cv de potência a 11.000 rpm e cerca de 10,7 mkgf de torque a 9.000 rpm. Na transmissão vai um câmbio convencional de seis velocidades.

Estradeira e esportiva
Criada sob o conceito de “Touring de Alto Desempenho – indo mais rápido e mais longe com conforto –”, a CB1000 GT promete unir alta potência e pilotagem dignas de uma CB1000 Hornet, com o conforto e capacidade de uma moto touring. Em suma, é rápida e esportiva, ao mesmo tempo que foca na ergonomia e maciez para viagens.
Tecnológica
A nova GT, aliás, é baseada no quadro de aço em formato de diamante da Hornet, ganhando outras carenagens, desenho de guidão e, principalmente, banco. De série, ela traz sistema de suspensão eletrônica EERA: ele reconhece as condições de pilotagem com base em diversos dados, como posição de carroceria, situação do motor, velocidade em tempo real e afins, e otimiza a força de amortecimento das suspensões dianteira e traseira de acordo com essas condições.

Ela também é equipada com bolha dianteira ajustável num curso de 81 mm vertical, seletor de modos de pilotagem (Normal, Sport, Chuva, Tour e Personalizado), painel digital com conexão Bluetooth e espelhamento de navegação, e uma função batizada de “Quickshifter”, que elimina a necessidade de acionar a embreagem com a mão esquerda, exceto na partida e na parada.
Brasi talvez fique de fora
A CB1000 GT tem previsão de lançamento na Europa, Japão, Ásia, Oceania e outras regiões, e a Honda já adiantou alguns acessórios bacanas que a moto poderá ser equipada, como baús laterais, baús traseiros, bancos especiais, parabrisas maior etc.
