29/04/2021 - 11:13
A Honda tem o hábito de alternar radicalismo e conservadorismo nas gerações do Civic Sedan. E a história se repetiu mais uma vez com o lançamento da 11ª geração do modelo médio, apresentada oficialmente na noite de quarta-feira (28) nos Estados Unidos, que é mais uma evolução da elogiada geração atual produzida em Itirapina (SP) do que uma ruptura completa.
Diferente do visual ousado da 10ª geração, o Honda Civic 2022 traz um visual bem mais sóbrio, que toma alguns detalhes de estilo — como o desenho das janelas laterais — do irmão maior Accord (recém-lançado em versão híbrida no Brasil). Mantendo a mesma altura e largura, o Civic “11” ficou ligeiramente mais longo, passando de 4,64 m para 4,674 m. Reflexo em boa parte do aumento de entre-eixos, que passou de 2,700 m para 2,736 m. Em termos de espaço, o maior diferença está no porta-malas, que no modelo americano encolheu de 428 litros para 419 litros.
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Montado sobre a mesma base da geração atual, a Honda destaca que foi feito um trabalho de melhoria estrutural para ganhar 8% em rigidez torcional em relação ao carro atual, ao mesmo tempo em que mexeu nos acertos de suspensão e direção para melhorar a dirigibilidade.
Mecânica e interior
A linha de motores também foi herdada do Civic 10, mas com algumas melhorias. O 2.0 aspirado a gasolina, de 158 cv, ganhou um novo sistema start-stop e um novo catalizador, enquanto o 1.5 turbo foi a 180 cv com a inclusão do comando VTEC também na exaustão. Os câmbios CVT também são os mesmos, embora com modificações para melhorar o desempenho.
No interior, o painel adotou linhas mais retas e bem próximas às da nova geração do SUV HR-V. Uma das principais novidades da nova geração do Civic é o quadro de instrumentos totalmente digital (e configurável) de 10,2″, mas que só está disponível na versão de topo Touring, assim como o sistema multimídia com tela de 9″ (7″ no restante da linha), que traz a possibilidade de pareamento sem fio com Android Auto e Apple CarPlay e carregamento de celular por indução. Outro destaque é o sistema de som premium Bose com 12 alto-falantes e um amplificador digital de 12 canais.
No pacote de segurança, o novo Civic incorporou airbags frontais de nova geração (para reduzir a rotação da cabeça no impacto) e uma melhoria no pacote eletrônico Honda Sensing (ainda indisponível no carro feito no Brasil), que troca o conjunto de câmera e radar frontal por uma única câmera, combinada a um software mais avançado e um sistema de processamento superior.
Com isso, o sistema passa a identificar de maneira mais eficiente pedestres, ciclistas e outros veículos e garante um funcionamento mais linear para o assistente de manutenção em faixa e o controle adaptativo de velocidade de cruzeiro, além de permitir a inclusão de funções como o assistente de congestionamento.
A produção do novo Honda Civic Sedan de 11ª geração está prevista para começar no 2º semestre deste ano, no Canadá. No Brasil, o futuro da produção nacional do sedã médio ainda é incerto.
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