Honda Civic Si está de volta ao mercado e em plena forma. Se no Brasil ele já foi um sedã de quatro portas produzido de 2007 a 2010 na fábrica de Sumaré (SP), agora o esportivo reaparece como um cupê e importado do Canadá. Sua essência está no motor aspirado 2.4 de 206 cv de potência – no Si nacional era de 192 cv – associado a um câmbio manual de seis marchas. A potência cresceu em 15 cv, mas quem faz a diferença é o torque maior, entregue em rotações mais baixas: 23,9 kgfm a 4.400 rpm (antes eram 18,9 kgfm a 6.100 rpm). Segundo a Honda, a calibração do motor para o Brasil foi feita com gasolina comum. 

Dirigimos o novo Civic Si na pista da Fazenda Capuava (SP). Esse bloco de 4 cilindros gosta dos giros altos e a saúde do 2.4 muda a partir das 4.000 rpm (quando 80% do torque está disponível). As respostas são vigorosas e o motorista acompanha quanto de potência está sendo enviado ou o funcionamento do sistema i-VTEC pelos dois mostradores no painel. Todo esse desempenho é auxiliado pelo câmbio manual de seis marchas com engates curtos e muito precisos. Se, por um lado, o Si impressiona pela aceleração e sua capacidade de tração, por outro, ele também seduz por sua dinâmica.

Ao forçar nas curvas, o Si mostra um comportamento subesterçante (saída de frente), mas é previsível e não prega peças no motorista. Para o Brasil, a suspensão do Si foi erguida em 1,5 cm por conta do nosso piso. En m, o Si volta para a alegria dos puristas que apreciam um esportivo da velha guarda com câmbio manual.