Honda convoca Civic e mais 3 modelos para recall de airbag

Defeito em airbag força Honda a convocar novo recall do Civic e mais três modelos
Defeito em airbag força Honda a convocar novo recall do Civic e mais três modelos

A Honda anunciou hoje a convocação de recall dos proprietários dos modelos Civic, Accord, CR-V e Odyssey para substituição definitiva do insuflador do airbag do motorista. A campanha envolve quase 35 mil veículos, com início de atendimento em 10 de julho. O defeito nos airbags acontece nos itens fabricados pela antiga Takata, hoje Joyson Safety. Ao ser acionado, o equipamento provoca o lançamento de peças de metal.

Defeito em airbag pode afetar 2,7 milhões de carros
Honda confirma morte de brasileiro que ignorou recall de airbag

Em outras situações, a bolsa do airbag pode não ser inflada com eficiência, perdendo a sua funcionalidade. Em casos extremos, o defeito pode causar, além de danos materiais, lesões graves ou até mesmo fatais aos ocupantes. Há precedente de pelo menos uma morte causada pelo defeito no Brasil.

A substituição do item é gratuita e deverá ser realizada em qualquer concessionária autorizada da marca a partir do dia 10 de julho. A convocação da Honda para o recall de airbag se aplica aos veículos Civic modelo 1996 a 2000, Accord modelo 1997 a 1999, CR-V modelo 1997 a 2000 e Odyssey modelo 1997.

A consulta à necessidade do reparo deve ser feita no site da montadora. O agendamento pode ser efetuado pelo mesmo endereço eletrônico ou pela Central de Atendimento: 0800-701-3432 (segunda a sexta-feira, das 8h às 20h e sábado, das 9h às 14h).

Caso fatal
Um comunicado emitido pela Honda em fevereiro confirmou o que seria a primeira morte causada por um defeito no airbag fabricado pela japonesa Takata, e que equipa carros da montadora.

De acordo com o comunicado, o veículo em questão, um Honda New Civic LXS 2008, foi convocado para o recall em 2015 para troca do insuflador do airbag do lado do motorista. O carro não foi levado a uma concessionária para o reparo.

Veja também

+ iPhone 12: Apple anuncia quatro modelos com preço a partir de US$ 699 nos EUA

+ Veja mudanças após decisão do STF sobre IPVA

+ T-Cross ganha nova versão PCD; veja preço e fotos

+ Tomografia revela que múmias egípcias não são humanas

+ Homem compra Lamborghini após fraude em auxílio emergencial

+ Restaurar um carro: quanto custa e quanto ele pode valorizar