12/08/2025 - 12:00
A Honda CRF 300F estreia novidades na linha 2026. Destinada ao público off-road, que pratica desde trilhas aos finais de semana até esportes ciclísticos no fora de estrada, a série CRF nasceu em 2006, com produção já na fábrica de Manaus (AM). Até então, porém, o modelo era equipado com motor de 230 cm³ ou, desde 2018, 250 cm³. A versão de 300 cilindradas é substituta direta dessa última.
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Evoluções da CRF 300F 2026
Por fora, entram em cena novas aletas laterais no tanque de combustível, que remetem as irmãs maiores CRF 450, além das laterais fixadas com parafusos, e nova posição do cavalete lateral. Na parte mecânica, a CRF 300F ganhou radiador de óleo, bem como novos ajustes de suspensões e freios.

Novo motor da CRF
Como grande novidade, porém, está o motor de 300 cm³, emprestado das CB 300F Twister, XRE 300 Sahara e XR 300L Tornado. Ele entra no lugar do antigo motor 250, e ganha com maior potência (24,6 cv a 7.500 rpm) e torque (2,6 mkgf a 6.000 rpm), além de respostas mais imediatas ao comando do acelerador.

Com quatro válvulas no cabeçote e comando simples acionado por corrente, esse novo propulsor tem sistema de partida elétrico e injeção eletrônica de combustível. A elevação da capacidade cúbica – de 249,8 para 293,5 cm³ – foi obtida aumentando o diâmetro do cilindro para 77 mm (antes 71 mm), mantendo o curso do virabrequim, de 63,03 mm. Junto dele, um câmbio de seis marchas, também novo.

Ergonomia da CRF
A ergonomia da CRF 300F continua com assento estreito e longo, posto de condução mais ereto e elevado, aproveitando os 29 cm de distância do solo. Seu peso a seco é de 119 kg, e as rodas tem aro 21 na dianteira e 18 na traseira, com pneus off-road.
A Honda CRF 300F estará disponível na rede de concessionários Honda a partir de setembro. A garantia é de 3 meses, e a única cor disponível é a vermelha. Preço? Pouco mais de R$ 24 mil, considerando São Paulo (SP) como base.
