Como parte das ações de recall para a troca dos airbags defeituosos fabricados pela japonesa Takara, a Honda inicia na próxima semana, nos Estados Unidos, uma nova campanha em mídia impressa, online e no rádio para que os proprietários de veículos Honda e Acura verifiquem junto ao fabricante se o seu veículo já passou por todos os recalls exigidos.

De acordo com a empresa, o esforço faz parte de uma campanha para atingir todos os proprietários dos veículos afetados. Só nos Estados Unidos, 11 modelos das duas marcas, sendo o mais antigo o sedã Honda Accord de 2001 e o mais novo o utilitário Honda Element de 2011, foram produzidos com o equipamento defeituoso.

No Brasil, o fabricante japonês realizou no ano passado três campanhas de recall pelo mesmo motivo, envolvendo mais de 41 mil unidades dos modelos Civic, Fit, CR-V e Accord. Para checar se o seu automóvel precisa dos reparos gratuitos, a Honda do Brasil disponibiliza um site para consulta.

Além da Honda, fabricantes como a Toyota e a Ford também foram afetadas pelo mesmo problema. Em todo o mundo, mais de 10 milhões de automóveis saíram de fábrica com os airbags problemáticos, que podem explodir e causar ferimentos fatais aos ocupantes em caso de acidente.