O Honda Fit completou neste mês de abril 15 anos de produção no Brasil. Atualmente em sua terceira geração, o modelo fabricado em Sumaré (e que será produzido em Itirapina a partir de 2019) já vendeu 545 mil unidades no País desde o seu lançamento.

O Fit chegou ao Brasil dez meses após a sua estreia no mercado japonês. Oferecido inicialmente em duas versões (LX e LXL), ambas com motor 1.4 de 80 cv, o Fit foi o primeiro carro brasileiro a oferecer uma transmissão automática CVT. Em 2005, ainda em sua primeira geração, o modelo estreou o motor 1.5 VTEC de 105 cv, que foi seguido em 2007 pelo lançamento do motor 1.4 flex.

A segunda geração do Fit veio em 2008, em quatro versões (LX, LXL, EX e EXL) com motores 1.4 e 1.5 e o câmbio CVT substituído por um automático tradicional, de cinco marchas. A reestilização, em 2012, foi seguida do lançamento, em 2013, da versão aventureira Twist, desenvolvida especificamente para o mercado brasileiro.

A terceira geração do modelo foi lançada em 2015 e recebeu no ano passado retoques no visual, que vieram acompanhados da estreia dos controles eletrônicos de tração e estabilidade e do assistente de partida em rampas em todas as versões. O Fit está disponível atualmente em cinco versões (DX, Personal, LX, EX e EXL), todas equipadas com o motor 1.5 de 116 cv e com opção do câmbio manual de cinco marchas ou do automático CVT.

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