Honda HR-V: nova geração do SUV desembarca no Brasil

O SUV adotou um visual mais parrudo, nova motorização e mais tecnologia

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Foto: Divulgação

A Honda lançou no Brasil a nova geração do HR-V, que será fabricado em Itirapina (SP). Sua sua pré-venda será iniciada em agosto.

O novo modelo terá quatro versões e duas motorizações, sendo que as opções topo vão estrear em outubro.

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Visual parrudo


As mudanças podem ser observadas desde a frente do SUV, que adotou uma grade frontal maior, seja com filetes ou elementos flutuantes – estes nas versões topo. O cromado que une os faróis ficou mais fino e deixou a frente com um visual mais parrudo.

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Na traseira, todas as versões têm lanternas fumê com LED nas luzes de posição e freio. Agora elas são unidas por uma barra horizontal de LED que também cumpre a função de luz de posição e, exclusivamente na Touring, tem acabamento fumê.

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Três rodas diferentes (sempre em alumínio e aro 17) equipam o New HR-V. As versões EX e Touring têm, cada qual, rodas exclusivas, enquanto a EXL e a Advance compartilham o terceiro modelo.

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Outro detalhe é a baixa altura do capô, que favorece a visibilidade à frente. O deslocamento dos retrovisores externos para as portas (antes fixados junto à base das colunas A) também contribui para a melhora.

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Por dentro

Por dentro, a marca afirma que a visibilidade também foi otimizada, com a elevação do ponto de visão do motorista em 10 mm, na comparação com a geração anterior. 

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O painel de instrumentos e a tela da central multimídia touchscreen de 8 polegadas foram posicionados de maneira a exigir um desvio mínimo do olhar. 

Os bancos são dotados do Sistema de Estabilização Corporal, uma tecnologia antifadiga. O espaço longitudinal para as pernas dos ocupantes do banco traseiro cresceu 35 mm. 

Outra novidade é a abertura do porta-malas sem o uso das mãos, disponível na versão Touring. Basta simular um chute sob um dos sensores de movimento abaixo do para-choque traseiro para que a tampa abra automaticamente. 

Novos motores sob o capô

As opções EX e EXL são equipadas com o 1.5 DI i-VTEC Flex naturalmente aspirado (o mesmo do novo City), de 126 cv a 6.200 rpm e torque máximo de 15,8 kgfm.

De acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), o HR-V com esse propulsor têm consumo na cidade de 8,8/12,7 km/l (etanol/gasolina) e, na estrada, de 9,8/13,9 km/l.

Enquanto as versões Advance e Touring trazem o inédito 1.5 DI VTEC Turbo Flex (a ficha técnica será divulgada posteriormente).

Para ambos os motores, o câmbio é o CVT que oferece simulação de sete marchas por meio dos paddle shifts no volante (equipamento exclusivo das versões EXL, Advance e Touring).

Disponíveis em todas as versões, os sistemas Step shift e EDDB (Early Down-shift During Braking) contribuem para que a experiência de condução seja adequada independentemente do tipo de percurso. 

Segurança

Todas as versões do HR-V são equipadas com o pacote de segurança Sensing da Honda. A lista inclui: ACC – Controle de cruzeiro adaptativo; CMBS – Sistema de frenagem para mitigação de colisão, que aciona o freio ao detectar uma possível colisão frontal; LKAS – Sistema de assistência de permanência em faixa; RDM – Sistema para mitigação de evasão de pista, que detecta a saída da pista e ajusta a direção com o objetivo de evitar acidentes; e a AHB – ajuste automático de farol.

Além disso, o SUV agrega seis airbags (frontais, laterais e do tipo cortina), assistente de estabilidade e tração (VSA), LaneWatch (assistente para redução de ponto cego por câmera no espelho retrovisor do lado do passageiro), assistente de partida em rampa (HSA), sistema de acionamento de luzes de emergência em frenagens severas (ESS), sistema Isofix (fixação de assentos infantis), alerta de baixa pressão dos pneus (TPMS), câmera de ré multivisão e sensores de estacionamento.

Uma novidade no HR-V é o controle de descidas em rampas (HDC), que atua em superfícies de baixa aderência e mantém automaticamente a velocidade, sendo desnecessário atuar nos pedais de freio ou acelerador. O sistema funciona entre 3 e 20 km/h.

Conectividade

Uma novidade do HR-V é a introdução do myHonda Connect, inédita plataforma de conectividade da marca. Ela foi criada para conectar o motorista ao seu veículo via aplicativo no smartphone.

Algumas das funções do myHonda Connect são: consultar status do veículo, acionar controles remotos – como dar a partida no motor e ligar ar-condicionado para climatização da cabine à distância –, encontrar o carro com suporte de mapa, bem como receber alertas e fazer agendamentos de revisões. A tecnologia estará disponível nas versões Touring e Advance. 

Cores

Quanto à oferta de cores, o HR-V terá opções comuns a todas as versões: a sólida Branco Tafetá; as metálicas Cinza Basalto (inédita no portfólio da Honda), Azul Cósmico e Prata Platinum; e as perolizadas Branco Topázio, Cinza Grafeno (novas no HR-V), Preto Cristal e Vermelho Mercúrio.

A cor padrão do revestimento interno é preta, com tecido na EX e couro na EXL. As versões Advance e Touring com carroceria nas cores Branco Topázio, Cinza Basalto, Azul Cósmico e Cinza Grafeno têm revestimento de couro cinza claro.

Segundo a Honda, os preços serão divulgados no momento de início das vendas. 

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