20/07/2015 - 12:16
Não só de carros e motos é que vive a Honda no Brasil. A fabricante japonesa anunciou o início das vendas no País do HondaJet, o jato executivo da marca.
A aeronave é a primeira projetada pela divisão aeronáutica da empresa, fundada em 2006. Fabricado nos EUA, o jato será exposto pela primeira vez no Brasil durante a feira aeronáutica LABACE 2015, que acontece em agosto, em São Paulo (SP). As vendas e a manutenção da aeronave ficarão a cargo da empresa Líder Aviação.
Além do layout fora do comum (com as turbinas montadas sobre as asas), o modelo se destaca pelo fato de utilizar os motores GE Honda HF120, que foram desenvolvidos pela empresa em parceria com a GE. Prática que é incomum no mercado de aviação, onde as turbinas geralmente são compradas prontas de outros fabricantes.
Com capacidade para até seis passageiros, o modelo atinge uma velocidade de cruzeiro de 420 nós (778 km/h) — três vezes mais rápido do que o Civic Si, o carro mais rápido da Honda vendido no Brasil — e chega a uma altitude de até 43 mil pés (13 mil metros). A autonomia é 1.180 milhas náuticas (2.185 km).