Lançada em 2018 pela Honda no mercado brasileiro, a Elite 125 chega agora em sua segunda geração com novo motor e otimizações. E não é por acaso que a marca investe no modelo fabricado em Manaus (AM) – ele superou a marca de 110 mil unidades vendidas em cinco anos de comercialização.

Uma curiosidade é que 60% das usuários do modelo são mulheres e grande parcela de motociclistas estreantes, sendo o primeiro veículo motorizado de duas rodas de 62% de seus proprietários.

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Elite 125 2024 e 2025 – Crédito: Montagem/Divulgação

Motorização

O novo motor passou a adotar o sistema “eSP – Enhanced Smart Power” já presente na família PCX, para economia de combustível e baixos índices de emissões.

A marca explica que o funcionamento ficou mais suave, com vibrações mínimas, fator diretamente ligado ao baixo atrito. E com um menor atrito, as temperaturas de funcionamento ficam mais estáveis, o que gera mais eficiência gerada pela combustão.

Outra novidade é o chamado “ISS – Idling Stop System”, que desliga e religa o motor de modo automático em paradas mais prolongadas.

Honda Elite 125 2025 – Crédito: Divulgação

Apesar dos números próximos da geração anterior, o propulsor perdeu um pouco em potência (de 9,3 cv para 8,2 cv) e ganhou em torque (de 1,05 kgfm para 1,06 kgfm). O sistema de transmissão segue com o CVT.

Houve uma redução das rotações por minuto nos picos de potência – de 7.500 para 6.250 rpm – e de torque – de 6.000 para 5.000 rpm –, “o que impacta positivamente na durabilidade”, diz a Honda.

Visual

Na frente, as luzes de posição estão mais destacadas do grupo ótico e ela adota uma posição mais elevada na carenagem do guidão. O mesmo ocorreu com os piscas, agora mais altos, ao lado do farol. Atrás, o conjunto lanterna e piscas estão mais horizontais.

Honda Elite125 – Crédito: Divulgação

Na ergonomia, uma otimização ocorreu por meio da posição de pilotagem, com mais espaço entre o escudo frontal e o banco – em dois níveis, com novo desenho e que teve sua altura em relação ao solo reduzida.

O compartimento sob o banco também foi redesenhado, sendo capaz de abrigar um capacete tipo “Jet”. Há ainda dois ganchos, um localizado na face posterior do escudo e outro logo abaixo da porção anterior do banco.

Honda Elite125 – Crédito: Divulgação

A ponteira de escape é nova, com dupla saída e adota proteção antiqueimadura em tonalidade em prata.

Outra evolução na Honda Elite 125 é o painel LCD Blackout, digital e agora mais amplo. Além dos dados tradicionais, ele exibe informações como consumo instantâneo, consumo médio, autonomia restante, indicador de bateria e o Eco Indicator, que monitora o modo de pilotagem. Outro equipamento inédito é a função “Pass” no comutador do farol baixo/alto, que permite lampejo de sinalização com o farol alto.

Honda Elite125 – Crédito: Divulgação

Ciclística

O chassi tipo “underbone” foi redesenhado e conta com um aumento da distância entre-eixos em 37 mm, “o que resultou em maior estabilidade direcional sem prejuízo da maneabilidade”. A maior distância em relação ao solo foi acrescida em 38 mm, “o que facilitará superar lombadas e outros obstáculos”.

Houve a adoção de um novo conjunto mola-amortecedor na suspensão traseira, dotado de três ajustes. Além da possibilidade de ajustes na carga da mola, o ponto de fixação superior do conjunto mola-amortecedor foi recuado. O curso da suspensão dianteira, do tipo telescópico, é de 90 mm, na traseira, monoamortecida, o curso é de 70 mm.

A redução do peso a seco da nova Elite 125 a 100 kg, quatro a menos que a geração anterior.

Honda Elite125 – Crédito: Divulgação

A frenagem é do tipo “CBS – Combi Brake”, com disco tipo Wave na dianteira e tambor na traseira. As rodas são de aro 12 polegadas à frente e 10 polegadas atrás e são calçadas com novos pneus Pirelli Angel Scooter, que substitui os Pirelli SL 26, com medidas iguais, 90/90 – 12 na roda dianteira e 100/90 – 10 na roda traseira.

Mercado

A Honda Elite 125 2025 chega às concessionários da marca a partir de junho. As opções de cores disponíveis serão: Azul Metálico, Prata Metálico, Vermelha e Branca. O Preço? R$ 12.966,00.

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