01/06/2010 - 0:00
A pouco mais de um mês do início do Salão Duas Rodas, as marcas se antecipam e apresentam algumas novidades. A Honda veio com três novos modelos – XRE 300, CB 300R e a scooter Lead 110, que você vê aqui. O modelo, fabricado na China e no Vietnã, passa a ser produzido também na fábrica em Manaus (AM) e terá grandes concorrentes, como a Yamaha Neo e a Suzuki Burgman.
De fácil condução e design sofisticado, o modelo da Honda aposta em algumas particularidades para agradar. A começar pela praticidade, já que a Lead dispõe de partida elétrica e câmbio automático CVT. O modelo conta ainda com uma carenagem que envolve toda a moto. Na parte frontal, a união dos equipamentos é o diferencial. O guidão conta com farol de lente multifocal e as setas, ligadas ao escudo frontal, dão ao modelo um toque especial. Já na traseira, os piscas são integrados à lanterna.
Acima, o painel, que oferece uma boa quantidade de informações ao piloto. Abaixo, a abertura do tanque para abastecimento
Outro item que ajuda bastante na comodidade, e isso é uma característica das scooters, são os porta-objetos. Existe um bom espaço debaixo do banco, que serve para transportar pertences pessoais, além de ser útil para guardar até dois capacetes. Se isso não for suficiente, existe outro compartimento abaixo do painel, que permite transportar pequenos utensílios e trancá-los com chave para inibir roubos ou furtos.
A Lead é feita para quem gosta de andar pela cidade e que não tem tanta pressa de chegar ao seu destino, já que conta com motor de 108 cm3 de quatro cilindros, refrigerado a água, que gera 9,2 cv a 7.500 rpm e torque de 0,97 kgfm a 6.000 rpm, aliado à injeção eletrônica que permite que o modelo atenda ao Promot 3.
A Honda Lead tem diversos porta-objetos que ajudam muito no uso urbano da scooter
O painel de instrumentos dispõe de velocímetro, hodômetro total, marcador de combustível e indicador de temperatura do motor. Uma coisa bacana na Lead é a presença de dois manetes que acionam o sistema de freio da moto.
O direito aciona o freio dianteiro, enquanto o esquerdo freia tanto a roda dianteira como a traseira.
Com capacidade para 6,5 litros de combustível, o tanque permite uma boa autonomia, ou seja, mesmo se tratando de uma scooter, o proprietário não terá que enfrentar frequentes idas aos postos de abastecimento.
Disponível apenas em uma versão, a Lead pode ser encontrada nas cores: preta, vermelha metálica, bege metálica e prata metálica. Seu preço sugerido é de R$ 6.250.
Com motor de 9,2 cv, a Lead não tem ótimo desempenho, mas garante comodidade