24/11/2025 - 14:00
Quem curte esportivos japoneses ficou eufórico com uma notícia um tanto surpreendente da Honda: a marca japonesa vai vender o Novo Prelude aqui no Brasil. Isso deve acontecer no segundo semestre do ano que vem, ou seja, daqui aproximadamente 1 ano. Coupé de duas portas e linhas envolventes, o modelo está na sua sexta geração, e voltou à vida agora em 2025, após um hiato de quase 24 anos.
+Honda Prelude voltará em 2026 com motor híbrido e pegada de Civic Type R
+Avaliação: novo Honda Civic Type R é presente dos deuses

Prelude foi surpresa no Salão
O modelo foi uma grata surpresa durante essa edição do Salão do Automóvel de São Paulo, e chamou a atenção pelo design atual que remete aos seus antecessores. Para quem não lembra, o Prelude chegou a ser vendido por aqui na quarta geração, em meados dos anos 90. Nessa nova encarnação, passou a compartilhar a plataforma com o atual Civic eHEV (híbrido), de quem herda também a motorização.

Estilo
No estilo, se diferencia pela frente longa em formato de cunha, dianteira bastante aerodinâmica e fechada, lateral com linha de cintura baixa, e traseira mais curta, remetendo a um coupé. Rodas pretas fazem parte do pacote, enquanto a cabine é praticamente emprestada do Civic atual. O Prelude é menor que o sedan médio do qual deriva, tendo cerca de 4,5 m de comprimento e apenas 1,35 m de altura. Sua plataforma modular permitiu menor entre-eixos, de 2,60 m, contra 2,73 m do Civic.
Esportivo e eficiente
Segundo a Honda, o Prelude será um intermediário entre o Civic e o Type R, esse um esportivo de carteirinha. Uma espécie de carro sport para quem ainda quer conforto e elegância. Ou, nas palavras da marca japonesa, que “combina o powetrain híbrido e a estrutura de alto desempenho, com uma experiência única ao volante, sem abrir mão do conforto para o uso diário”.

Motorização
Seu powertrain combina o motor 2.0 16v aspirado do ciclo Atkinson, a gasolina, com dois motores elétricos (um de tração e outro gerador), ambos calibrados em prol da esportividade. São 203 cv de potência total, com torque de 32,1 mkgf. A transmissão não foi adiantada, mas certamente será a eCVT que já equipa o Civic eHEV vendido por aqui, porém com calibração mais apimentada e até simulador de trocas de marchas (que a Honda chama de S+ Shift).

Nas melhores versões, o Novo Prelude precisa de apenas 7,2 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h, com velocidade máxima de quase 200 km/h, sempre com gasolina. Em testes da imprensa especializada mundo afora, com combustível de melhor qualidade, o esportivo marcou médias de mais de 22 km/l durante testes.

Possíveis equipamentos de série
No pacote de equipamentos, espere boa parte daquilo que está presente no Civic eHEv atual. Isso inclui painel de instrumentos digital de 10,2″, multimídia de 9” com funcionalidades Google, interior em couro, bancos dianteiros com ajustes elétricos, ar digital automático dual zone, partida remota do motor, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, sensores de chuva e crepuscular, 8 airbags e vários assistentes inteligentes de condução (ADAS).

Preços?
A expectativa é tê-lo por aqui no segundo semestre do próximo ano. Porém, são estimadas cifras ao redor dos R$ 350 mil, ou o meio do caminho entre Civic eHEV e Type R, justamente onde o Novo Prelude deverá se posicionar.





