A Honda disse na terça-feira que as vendas de veículos elétricos estavam desacelerando nos EUA, levando a montadora japonesa a abandonar sua meta anterior de que os veículos elétricos representassem 30% de suas vendas globais de veículos até 2030.

Em vez do plano inicial de investir 10 trilhões de ienes (US$ 69 bilhões) em uma estratégia de eletrificação durante o ano fiscal que termina em 2031, a Honda está reduzindo esse investimento em 3 trilhões de ienes (US$ 21 bilhões) para 7 trilhões de ienes (US$ 48 bilhões).

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O presidente-executivo da Honda Motor Co., Toshihiro Mibe, chamou as decisões de “uma mudança no curso planejado”, ao mesmo tempo em que enfatizou que a mudança de longo prazo em direção à eletrificação permaneceu inalterada, apenas adiada no tempo .

Mibe não mencionou o presidente americano Donald Trump. Mas as políticas tarifárias de Trump, bem como sua falta de entusiasmo por veículos elétricos , estão fazendo com que as montadoras japonesas se apressem para se adaptar.

“O ambiente em torno da indústria automobilística está mudando dia a dia. A incerteza no ambiente de negócios está aumentando, principalmente devido à desaceleração da expansão do mercado de veículos elétricos devido a diversos fatores, incluindo mudanças nas regulamentações ambientais”, afirmou a Honda em um comunicado.

Logo da Honda 22/03/2022 REUTERS/Athit Perawongmetha

Destaques da coletiva de imprensa da Honda

  • Mibe não deu um cronograma específico para um novo rumo à eletrificação. Mas a Honda, que fabrica os modelos Civic e Accord, será mais agressiva na produção de híbridos, afirmou.
  • A fábrica de automóveis da Honda em Marysville, Ohio, por exemplo, será adaptada para produzir veículos elétricos e híbridos, segundo o novo plano.
  • Mibe destacou o negócio de motocicletas da Honda como seu principal ponto forte, já que as vendas continuam a crescer na Índia e a participação de mercado global da Honda está aumentando constantemente.
  • Ele também disse que a montadora sediada em Tóquio estava trabalhando no uso de várias tecnologias digitais para fortalecer a segurança, incluindo direção assistida, que reduzirá as mortes por acidentes de trânsito a zero, um objetivo de longa data da Honda.

Honda e Nissan, e a negociação que não ocorreu

Logos de Nissan e Honda em Tóquio
23/12/2024 REUTERS/Kim Kyung-Hoon

As negociações, iniciadas no final do ano passado para unir as operações da Honda e da rival japonesa Nissan Motor Corp., bem como da montadora menor Mitsubishi Motors Corp., em uma fusão, fracassaram no início deste ano. Mibe disse a repórteres que as negociações ainda estavam em andamento para que as três montadoras trabalhassem juntas no desenvolvimento de tecnologia. Ele se manteve vago e não especificou quando um acordo poderia ser fechado.

A Nissan está afundando em prejuízos, reduzindo sua força de trabalho e fechando fábricas . Seu novo presidente-executivo, Ivan Espinosa, promete uma reviravolta acelerando a tomada de decisões.

Lucro da Honda

O lucro da Honda no ano fiscal encerrado em março caiu 24,5% em relação ao ano anterior. Mas grande parte do impacto negativo se deve a fatores externos, como tarifas e queda nas vendas na China.

“A perspectiva de lucratividade da Honda continua robusta, apoiada por iniciativas de corte de custos”, disse Aaron Ho, analista de ações da CFRA Research.