03/02/2023 - 14:19
Além da eletrificação dos veículos, há fabricantes que apostam no hidrogênio como uma opção para o futuro da indústria, caso da Toyota e Stellantis, por exemplo. Desta vez, a Honda apresentou um plano para expandir o uso da célula de combustível.
Desde 2013, a empresa está trabalhando com a GM no desenvolvimento em conjunto do sistema de próxima geração.
Em 2024, na América do Norte e no Japão, a Honda lançará um modelo de FCEV (ou veículo com célula de combustível, na tradução), que será baseado no CR-V apresentado no ano passado no mercado estadunidense.
Este novo modelo FCEV também contará com uma função plug-in, ou seja, que pode ser recarregado, assim como os carros elétricos.
+ Além dos elétricos, Stellantis quer participação em empresa de hidrogênio
+ Toyota desenvolve conceito do Corolla Cross movido a hidrogênio
+ Dona da Peugeot e Citroën investe em veículos a hidrogênio
+ BMW inicia produção de células de combustível a hidrogênio
+ Teste rápido: Toyota Mirai é elétrico a hidrogênio que dispensa bateria, mas está longe do Brasil
Vendas
A Honda prevê que o nível inicial de vendas de veículos com essa tecnologia será de 2.000 unidades por ano, com metas de aumentar as vendas para 60.000 unidades em 2030, e algumas centenas de milhares unidades por ano até a segunda metade da década de 2030.
A expectativa da japonesa é de que por volta de 2030 o uso de células de combustível comece a avançar em direção à sua popularização.
Custos
Ela promete que o uso generalizado de sistemas de célula de combustível reduzirá o custo para um terço em comparação com o conjunto Honda Clarity Fuel Cell 2019.
“Esta significativa redução de custos foi alcançada por várias medidas, incluindo a adoção de materiais inovadores para eletrodos, avanço de uma estrutura de vedação celular, simplificação do equipamento de suporte (”balanço da usina”, termo geralmente usado no contexto da engenharia de energia) e melhoria da produtividade”, diz em nota.
Além disso, a durabilidade do sistema foi duplicada pela aplicação de materiais resistentes à corrosão e supressão controlada da deterioração, e a resistência a baixas temperaturas também foi aumentada significativamente, completa.
MAIS NA MOTOR SHOW:
+ Comparativo de Carros Elétricos: Peugeot e-208 GT vs. Mini Cooper SE vs. Fiat 500e vs. Renault Zoe
+ Comparativo – desafio aos mais vendidos – SUVs médios: Chevrolet Equinox vs. Jeep Compass
+ Comparativo – desafio aos mais vendidos: Honda City Sedan vs. Chevrolet Onix Plus
+ Comparativo – desafio aos mais vendidos: Peugeot 208 vs. Hyundai HB20
+ Toyota reduz valor do Yaris e sedã automático vira o mais barato do Brasil
+ Carro por assinatura vale a pena? Confira um guia completo com preços, vantagens e desvantagens
+ Veja qual é o significado dos códigos de erro nos painéis dos Chevrolet
+ Honda XR650L 2023 é moto trail equipada com carburador
+ Carro usado: quem tem um Honda Fit, compra outro
+ Velozes e Furiosos 10 ganha pôster com Toretto e terá trailer em breve
+ Avaliação: Mercedes-Benz EQB 250 leva sete pessoas e é 100% elétrico
+ SUVs mais vendidos: motivos pra comprar (e pra não comprar)
+ Licenciamento SP 2023: confira o calendário completo
+ Vai viajar? Veja o que mudou na lei da cadeirinha
+ Confira o valor do seguro dos 10 carros 0km mais vendidos em 2022