Além da eletrificação dos veículos, há fabricantes que apostam no hidrogênio como uma opção para o futuro da indústria, caso da Toyota e Stellantis, por exemplo. Desta vez, a Honda apresentou um plano para expandir o uso da célula de combustível.

Desde 2013, a empresa está trabalhando com a GM no desenvolvimento em conjunto do sistema de próxima geração.

Em 2024, na América do Norte e no Japão, a Honda lançará um modelo de FCEV (ou veículo com célula de combustível, na tradução), que será baseado no CR-V apresentado no ano passado no mercado estadunidense.

Este novo modelo FCEV também contará com uma função plug-in, ou seja, que pode ser recarregado, assim como os carros elétricos.

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Vendas

A Honda prevê que o nível inicial de vendas de veículos com essa tecnologia será de 2.000 unidades por ano, com metas de aumentar as vendas para 60.000 unidades em 2030, e algumas centenas de milhares unidades por ano até a segunda metade da década de 2030.

A expectativa da japonesa é de que por volta de 2030 o uso de células de combustível comece a avançar em direção à sua popularização.

Custos

Ela promete que o uso generalizado de sistemas de célula de combustível reduzirá o custo para um terço em comparação com o conjunto Honda Clarity Fuel Cell 2019.

“Esta significativa redução de custos foi alcançada por várias medidas, incluindo a adoção de materiais inovadores para eletrodos, avanço de uma estrutura de vedação celular, simplificação do equipamento de suporte (”balanço da usina”, termo geralmente usado no contexto da engenharia de energia) e melhoria da produtividade”, diz em nota.

Além disso, a durabilidade do sistema foi duplicada pela aplicação de materiais resistentes à corrosão e supressão controlada da deterioração, e a resistência a baixas temperaturas também foi aumentada significativamente, completa.

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