Em comunicado divulgado nesta sexta-feira (30), a Honda anunciou que irá adiar o início da produção de automóveis na nova fábrica da empresa em Itirapina (SP), que deveria começar a produzir no 1º semestre do próximo ano.

Entre janeiro e setembro deste ano, segundo a Fenabrave, foram emplacados 112.551 automóveis da marca no País. Crescimento de 17,4% em relação ao mesmo período de 2014 e que contribuiu para que a marca japonesa avançasse da 8ª para a 7ª colocação no ranking dos maiores fabricantes nacionais.

Resultado que pode ser creditado principalmente ao sucesso de vendas do crossover compacto HR-V, modelo que atualmente é líder na categoria, com 33.185 unidades comercializadas até setembro. Mesmo com esse balanço positivo, a Honda destaca que a fábrica de Sumaré (SP) que atualmente produz também os modelos City, Civic e Fit, já é capaz de atender a demanda atual.

A unidade industrial tem capacidade para produzir até 120 mil veículos/ano. Com a nova fábrica, a Honda espera dobrar a capacidade produtiva no Brasil. De acordo com a montadora, a nova data será definida de acordo com a demanda do mercado.