17/10/2025 - 14:00
A Honda já lançou no Brasil o tão esperado WR-V, seu SUV de entrada que promete incomodar versões de entrada de VW T-Cross, Nissan Kicks, Chevrolet Tracker e afins. Oferecido por aqui em duas versões (EX por R$ 145 mil e EXL por R$ 150 mil), ele quer atingir justamente uma faixa de preços em que o irmão maior HR-V já não participa com tanta força: SUVs compactos ao redor dos R$ 150 mil.
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WR-V 2026 vem completão
Para entrar forte nesse segmento tão concorrido, a Honda tratou de rechear o WR-V 2026 com bons itens de série nas duas configurações, incluindo pacote ADAS completo, ar digital automático, conjunto óptico em LED, rodas aro 17 diamantadas, multimídia grande, instrumentação com tela digital de 7”, sensor crepuscular, câmera de ré, sensores de estacionamento traseiros e por aí vai.

Motor conhecido
Seu motor é o tradicional 1.5 16v de aspiração natural, emprestado dos City, com 126 cv de potência e 15,5/15,8 mkgf de torque (gas/eta), associado ao câmbio automático CVT com sete marchas simuladas. Segundo a fabricante, o powertrain passou por melhorias e mudanças pontuais para se encaixar melhor no perfil do WR-V. Não há opção de motor turbo, e muito menos de transmissão manual.
Tamanho de T-Cross
Com porte praticamente igual ao de um VW T-Cross, incluindo comprimento e entre-eixos, o WR-V 2026 chama a atenção pelo amplo porta-malas de quase 460 litros, que pode passar dos 1.460 no caso de rebatimento do banco traseiro. Além disso, a modularidade dessa plataforma (mesma de City Hatch, City Sedan e HR-V), permitiu a adoção de uma ampla distância entre-eixos, com 2,65 m. O que isso significa? Maior espaço interno e melhor habitabilidade.

Mais espaço e porta-malas que o HR-V?
Porém, o que chama a atenção é que, tanto no porta-malas quanto no entre-eixos, o WR-V supera tranquilamente o irmão maior HR-V, que compartilha a mesma plataforma, porém em outra especificação. No SUV compacto maior, HR-V, são 2,61 m de entre-eixos, ou 4 cm a menos que na novidade, o que pode indicar que o WR-V ofereça uma folga ainda maior para os ocupantes (algo que já é vantagem no HR-V, vale falar).
Mais ou menos o mesmo acontece no espaço para bagagens. Com 458 litros, o porta-malas do WR-V é quase 23% maior que o do HR-V, que não passa dos 354 litros declarados. Nesse caso, uma limitação do modelo mais caro, já que bagageiros na faixa dos 350 litros são comuns em SUVs pequenos, como o VW Tera.
E aí: WR-V ou HR-V?
Hoje, um HR-V EX, versão de entrada, custa pouco mais de R$ 163 mil. Frente ao irmão mais novo, traz o mesmo motor/transmissão, e conjuntos de direção e suspensão similares, só que embalado numa carroceria de aspecto maior e, normalmente, associada a um modelo superior. Seu pacote de equipamentos é parecido com o do WR-V mais caro, de R$ 150 mil, incluindo ADAS, instrumentos digitais, ar digital automático, sensor crepuscular, chave presencial, carregador de celular sem fio, câmera de ré e afins.

Porém, conceitualmente, o HR-V vem mais elaborado, com freio de mão eletromecânico e função Auto Hold, ou mesmo os freios a disco nas quatro rodas, tecnologias indisponíveis no menor WR-V. Além disso, traz um tanque de combustível bem maior, com 50 litros, conta 44 do modelo novo, o que se traduz em maior autonomia, especialmente em viagens mais longas.

Por essas e outras, o HR-V trilha um perfil de SUV preferido para viagens frente ao WR-V, mais urbano. Sem contar que, nas versões mais caras, o modelo mais tradicional traz motor turbo com quase 180 cv, algo impensável na novidade.