NOVO COROLLA R$ 64.500 SUGERIDO / A PARTIR DE

O segmento que mais teve novidades nos últimos meses foi o de sedãs médios (leia comparativo na página 60). Conforme antecipamos com exclusividade na edição 334, de janeiro deste ano, o Corolla – que é o modelo a ser batido nesta categoria – se defende da ofensiva rival com uma leve reestilização, que, esperam os japoneses da Toyota, deve ser su – ciente para mantê-lo na liderança até a apresentação de sua nova geração, em meados de 2014.

Visualmente, o sedã médio cou mais atraente, apesar das mudanças sutis. Na frente, o destaque ca para a grade maior e com letes mais nos. O para-choque também tem novas formas, que deixaram o carro mais robusto. Aliás, esse foi o resultado geral do design. Na parte traseira, o para-choque cumpre o mesmo papel. Mas o que chama mesmo a atenção na traseira são as novas lanternas.

Nas versões mais completas, XEi e Altis, ela é composta por LEDs. Para fechar o pacote, novas rodas de liga aro 16 equipam as versões GLi, XEi, e Altis – esta última com desenho exclusivo. Por dentro, a mudança mais signi cativa foi feita no painel, que teve a parte superior escurecida, assim como os detalhes em madeira na versão top de linha Altis.

As configurações de entrada ganharam novos tecidos de bancos. Elas também receberam a inédita motorização 1.8 Dual VVT-i. Este propulsor é da mesma família do 2.0, que foi lançado no ano passado para as versões mais requintadas. O grande benefício desse motor com relação ao antigo é que, além de ter comando de válvulas variável nas válvulas de admissão, como o VVT, o Dual VVT-i também possui comando variável nas válvulas de escape. A marca também aumentou a taxa de compressão do propulsor.

Essas mudanças zeram com que o propulsor passasse a render 144 cv de potência, 8 cv a mais.

Outra novidade para as versões de entrada é o novo câmbio manual que agora conta com seis marchas. Já a transmissão automática continua a mesma, com apenas quatro marchas para toda a linha. Ela só recebeu outra calibração por conta da mudança de propulsor.

A lista de itens de série do Corolla também cresceu um pouco. O modelo XLi recebeu alarme com travamento automático das portas a 20 km/h e as con gurações XEi e Altis agora contam com entrada USB e Bluetooth, que permite a reprodução da agenda telefônica no visor do CD player. Além disso, o catálogo Altis ganhou câmera de estacionamento, que reproduz a imagem traseira no espelho retrovisor.

A marca aumentou em R$ 500 o preço das versões básicas e diminuiu, em R$ 2.000, o valor cobrado pelo acabamento Altis. Agora, a con guração mais barata do carro parte de R$ 64.500 e pode chegar a R$ 87.500 no topo da gama.