04/07/2025 - 19:15
Jogador de futebol português que atuava como atacante do time inglês Liverpool, Diogo Jota morreu na madrugada do último dia 3 de julho, após um acidente de carro em Zamora, na Espanha. A bordo do Lamborghini Huracan verde também estava seu irmão, o também jogador André Silva, a segunda vítima fatal.
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Como foi o acidente de Diogo Jota?

De acordo com informações iniciais das autoridades espanholas, um dos pneus do esportivo italiano teria estourado durante uma ultrapassagem em alta velocidade, fazendo com que Jota, que dirigia o carro na hora, perdesse o controle da direção. O Huracan acabou saindo da pista, e foi parar no canteiro central. Possivelmente após capotamento, pegou fogo. Pouco sobrou do esportivo, e os dois ocupantes morreram na hora.
Como é o Lamborghini Huracan?

O Lamborghini Huracan ficou em produção por 10 anos, de 2014 até meados de 2024, quando se despediu com uma série especial. Foi sucedido pelo Temerario, e, na época da estreia, tomou lugar do icônico Gallardo, um dos maiores sucessos da história da fabricante. O próprio Huracan foi outro modelo que se deu bem, emplacando mais de 20 mil unidades mundo afora. Para um superesportivo, número de respeito.

Com nome que significa literalmente “Furacão” em espanhol, o modelo surgiu como esportivo mais em conta da Lamborghini. Para isso, compartilhou muitos componentes com a segunda geração do Audi R8, incluindo o motor V10 5.2, que, por sua vez, também veio emprestado do antecessor Gallardo. Em toda sua vida, teve variantes com 580 cv, 610 cv e 640 cv, e torque entre 57 e 62 mkgf, aproximadamente.

Nas melhores condições, demorava apenas 2,9 segundos no 0 a 100 km/h, com um 0 a 200 km/h em menos de 9 segundos, e velocidade máxima de até 325 km/h. Mesmo nas configurações menos poderosas, nunca demorava mais de 3,6 segundos no 0 a 100 km/h, honrando o legado da marca italiana. Apesar de ser reconhecida pelo motor traseiro e tração nas rodas de trás, também ofereceu versões com tração nas quatro rodas (as mais potentes).

Toda essa potência era administrada por uma transmissão automatizada de dupla embreagem e sete velocidades, que ajudava na agilidade e performance do superesportivo. Ele foi, aliás, um dos primeiros modelos do Grupo VW a utilizar painel de instrumentos totalmente digital de 12,3”, o Virtual Cockpit. Também tinha conjunto óptico inteiro em LED (incluindo faróis), e outros luxos a bordo.
O carro do jogador

O carro em que Diogo Jota se acidentou, ao menos pelo parachoque dianteiro (ou o que restou dele), parece ser da série Evo, primeira reestilização da Huracan, realizada em 2019. Na ocasião, ganhou visual com renovações discretas, motores recalibrados, bem como novas tecnologias, como rodas traseiras esterçantes ou uma nova multimídia de 8,4”.

Assim como antes, manteve os dois tipos de carroceria: Coupé (teto fechado) e Spyder (conversível). Depois, ainda ganhou até mesmo uma versão “off-road”, a Sterrato, com carroceria mais alta do solo, suspensões recalibradas e com curso maior, pneus todo-terreno, além de adereços estéticos pela carroceria, como contornos plásticos nas caixas de rodas, racks de teto e outros apliques. Em todas as variações, sempre teve dois lugares, para motorista e copiloto, apenas.

Preço de um Lamborghini Huracan no Brasil
Preços? Para que se tenha uma ideia, algumas poucas unidades da tal versão off-road, Sterrato, chegaram ao Brasil no início de 2024, e eram vendidas por R$ 4,4 milhões cada, na época. No seu primeiro lançamento nacional, em setembro de 2014, custava aproximadamente R$ 1,85 milhão na configuração “mais simples”. Convertida pela Calculadora do Cidadão, do Banco Central, essa cifra equivale a mais de R$ 4 milhões atuais.