HYUNDAI AZERA R$ 136.000

Em meio a muito luxo e requinte. É assim que o proprietário do Hyundai Azera vai se sentir ao dirigir o novo sedã da marca coreana. Disposta a entrar definitivamente no mercado dos sedãs de luxo, a montadora (que já tem fábrica no Brasil) oferece ao mercado o que tem de melhor, mais luxuoso e sofisticado.

Vendido já como modelo 2008, o Azera oferece, entre os itens de segurança, controle eletrônico de estabilidade (ESP), controle de tração, ABS e EBD no sistema de freios e um total de oito airbags (dois frontais, dois laterais na frente e dois na traseira e as cortinas laterais na direita e na esquerda). Entre os itens de sofisticação, destaque para a cortina traseira – que garante privacidade aos passageiros e abaixa automaticamente sempre que se engata a marcha à ré, para privilegiar a visibilidade -, para o acabamento em madeira no volante e no painel e para os bancos estilo poltrona que são finamente forrados em couro com comando elétrico e três memórias. Entre esses e outros “mimos”, o Azera mostrouse um carro impressionante.

Produzido inicialmente de olho no mercado norte-americano, tecnologicamente o carro não deve a nenhum outro: motor V-6 de 3,3 litros confeccionado em alumínio com comando e coletor de admissão variáveis (240 cv a 6.000 rpm e torque máximo de 31 kgfm a 3.500 rpm), transmissão automática de cinco marchas eletronicamente comandada com opção de trocas manuais e tração dianteira. A suspensão é independente nas quatro rodas, com duplo triângulo na dianteira e multilink na traseira (com amortecedores pressurizados de dupla ação), tudo fixado em um monobloco de alta rigidez torcional que reduz ruídos e oferece grande resistência a impactos.

O sedã coreano esbanja sofisticação. No quesito segurança, conta com freios ABS com antibloqueio, controle de tração e um total de oito airbags. Para o conforto, traz cortinas nos bancos traseiros, CD Changer com controle no volante e arcondicionado bizone. Mas o que mais impressiona no Azera é o silêncio a bordo

Rodando, todo esse conjunto comporta-se de maneira exemplar: o carro é equilibrado, oferece ótimas respostas ao comando do acelerador e mesmo nas frenagens mais duras, com desvio de trajetória, a carroceria se mantém estável e sob controle. Uma coisa que impressiona muito: o baixíssimo nível de ruído. Trafegando por ruas e avenidas, mal consegue-se escutar o som produzido pelos pneus.

A imprensa norte-americana tem sido só elogios para o Azera. Na pequena pesquisa que fizemos em alguns veículos de comunicação de lá, pudemos ler que o sedã da Hyundai é o carro mais luxuoso e sofisticado que os coreanos venderam nos Estados Unidos. Alguns chegaram a afirmar, depois de avaliar simultaneamente os dois sedãs, que a Toyota deveria começar a se preocupar com as vendas do Camry.

A esportividade não é a proposta primordial de um sedã de luxo, mas com seu motor V6 de 3,3 litros o Hyundai oferece um desempenho bastante satisfatório, com consumo moderado. Agora quem realmente quiser experimentar uma dirigibilidade mais arisca pode desligar o controle de tração (ESP) pelo botão no painel

Produzido na Coréia, por aqui ele deverá custar cerca de R$ 136 mil com todos os equipamentos disponíveis. Um preço atraente, principalmente se considerarmos tudo que o carro disponibiliza.