A Hyundai Motor Brasil e o HB20 completaram 10 anos de Brasil. E o hatch compacto foi apresentado hoje (5) inteiramente reformulado, seja no design quanto nos conteúdos. O exterior passou a exibir a dianteira, com novos capô, para-lamas, grades, faróis com DRL de série e para-choque. Isso contribuiu no aumento em 75 mm no comprimento total da carroceria. Ou seja, agora o Hyundai HB20 mede 4,015 m contra 3,940 m do antecessor.

Outras mudanças dão as caras nas rodas de liga leve de 16” (antes, de 15”), enquanto a traseira chama a atenção pelas lanternas de LED, que cruzam de ponta a ponta a nova tampa do porta-malas e estão alinhadas aos modelos mais recentes da Hyundai, como o Tucson e o sedã Elantra. O para-choque também adotou um desenho revisto.

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O que muda nos conteúdos do Hyundai HB20? 

A configuração Platinum Plus traz os bancos em couro/tecido ao passo que o volante, a manopla de câmbio, o apoio de braço central e os acabamentos das portas são revestidos em couro. O habitáculo debutou o quadro de instrumentos totalmente digital Supervision Cluster (a partir da versão Platinum) e o ar-condicionado digital/automático está disponível na Platinum Plus – as duas topo de linha também adotaram a partida remota do motor.

O multimídia blueMedia de 8” oferece conectividade Android Auto/Apple CarPlay sem fio, comandos de voz e há três entradas USB (uma delas para quem viaja atrás), sendo elas do Tipo A e duas do Tipo C.

Há carregador de smartphone por indução e, segundo o fabricante, o controle de cruzeiro/limitador de velocidade se tornaram padrão em todas as versões.

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Na Platinum e na Platinum Plus aparecem a câmera de ré, o sensor de estacionamento traseiro e o acendimento automático dos faróis. E o serviço de carro conectado BlueLink teve o período de degustação estendido de seis meses para três anos.

E os itens de segurança?

Houve a inclusão de novos dispositivos bem como o pacote Smart Sense com novos recursos. Os destaques vão para a novo Assistente de Centralização em Faixa (LFA), que monitora a posição do veículo em relação a sinalização de trânsito e ao veículo a frente, com atuação no volante para manter o novo HB20 centralizado na faixa de rodagem.
 
O LFA é uma extensão do Assistente de Permanência em Faixa (LKA), que emite sinais sonoros e atua no volante em saídas involuntárias de faixas. O Assistente de Tráfego Cruzado Traseiro (RCCA) aparece na versão Platinum Plus e aplica os freios para evitar colisões ao sair sair de vagas.

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A sopa de letrinhas em prol da segurança contempla o Assistente de Pontos Cegos (BCA) e o Saída Segura (SEW), o qual emite sinais sonoros/visuais no quadro de instrumentos prevenindo acidentes ao abrir a porta nos momentos de desembarque. Além disso, na Platinum Plus está incluso o Sistema de Alerta e Frenagem Autônomo (FCA), que passou a identificar ciclistas.

Novo Hyundai HB20
O comprimento da carroceria passou de 3,940 m para 4,015 m (Foto: Divulgação)

Outros recursos disponíveis são o Alerta de Presença nos Bancos Traseiros (ROA), Detector de Fadiga (DAW), o Farol Alto Adaptativo (HBA) e o Monitoramento de Pressão dos Pneus (TPMS).

Em todas as versões do Hyundai HB20 estão presentes seis airbags (frontais, laterais e de cortina), controles eletrônicos de tração/estabilidade, sinalização de frenagem de emergência (ESS), assistente de partida em rampa (HAC) e Isofix para fixação de bancos infantis. 

Dois propulsores e duas opções de câmbios 

O Hyundai HB20 oferece sob o capô o motor tricilíndrico Kappa 1.0 12V naturalmente aspirado casado ao câmbio manual de cinco marchas para produzir até 80 cv de potência e 10,2 kgfm de torque, quando abastecido com etanol. Os números de ficha técnica revelam o zero a 100 km/h realizado em 14,5 segundos, com velocidade máxima de 161 km/h.

Novo Hyundai HB20
Foto: Divulgação

Já o propulsor de três cilindros Kappa 1.0 com turbo e injeção direta pode ir atrelado ao câmbio manual ou automático de seis marchas, com possibilidade de trocas sequenciais pela alavanca seletora de marchas ou pelas borboletas atrás do volante. Mais vigoroso, ele entrega até 120 cv de potência e 17,5 kgfm de torque rodando com etanol/gasolina no tanque.

O zero a 100 km/h ocorre em 9,3 segundos (manual) ou 10,7 segundos (automático), enquanto a velocidade máxima é de 190 km/h e 192 km/h, respectivamente, seja rodando com etanol ou gasolina.

Uma boa notícia mecânica está na volta do sistema Stop & Go (ISG), que liga/desliga o motor durante breves paradas, como nos semáforos, para reduzir o consumo e a emissão de poluentes.

Confira os preços das versões: 

Hyundai HB20 Sense 1.0 – R$ 76.690
Hyundai HB20 Comfort 1.0 – R$ 79.990
Hyundai HB20 Limited 1.0 – R$ 85.490
Hyundai HB20 Comfort 1.0 TGDI MT – R$ 93.790
Hyundai HB20 Comfort 1.0 TGDI AT – R$ 99.390
Hyundai HB20 Platinum 1.0 TGDI AT – R$ 105.390
Hyundai HB20 Platinum Plus 1.0 TGDI AT – R$ 114.390

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