19/05/2025 - 16:40
Já são quase treze anos de mercado do Hyundai HB20. O tempo voa, até para aquele simpático hatch lançado pelos sul-coreanos lá em 2012. Passados todos esses anos, o modelo até hoje traz a mesma plataforma PB, com projeto básico bastante semelhante ao da primeira geração. Na realidade, esse HB20 que temos hoje trata-se de uma série de reestilizações profundas daquele modelo de 2012. Mas, de fato, está na hora de trocar…
A Hyundai sabe bem disso, e não quer deixar seu hatch “queridinho” para trás, ainda mais em um mercado importante como o brasileiro. Em 2024, para se ter uma ideia, foram mais de 97 mil exemplares do modelo emplacados em solo nacional, de acordo com a Fenabrave.
+ Hyundai HB20, HB20S e Creta ficam mais equipados na linha 2026; veja preços
+ Hyundai HB20 é o carro mais roubado em SP; confira os 10 mais visados

Flagras recentes do perfil Kindel Auto no Instagram (@kindelauto) revelam um protótipo do que parece ser um hatch compacto da Hyundai rodando camuflado pelas ruas da Coréia do Sul. Segundo comentário de outro perfil, Korean Car Blog, trata-se da próxima geração do i20. Quem é esse? É um parente próximo do nosso HB20, porém vendido em países europeus.

Portanto, é bastante possível que esse futuro i20, que deve substituir a atual geração, lançada em 2020, compartilhe algumas coisas importantes com o próximo HB20. Segundo apurações da revista AutoEsporte, a próxima geração do hatch nacional será maior, com espaço interno mais generoso e porta-malas crescido, justamente para driblar um pênalti da atual geração, que é pequena e acanhada frente aos rivais. Além disso, pode gerar um SUV compacto, nos moldes de Fiat Pulse, VW Tera e Renault Kardian.

E, pelos flagras sul-coreanos, o hatch camuflado é claramente maior, com teto alto, linha de cintura mais elevada e área envidraçada superior à do atual HB20. Também ficam claras semelhanças com modelos mais modernos da Hyundai, como o elétrico Ioniq 5: capô mais pontiagudo, em cunha, com linhas vincadas em alguns pontos (como no recorte das janelas perto da coluna A), e desenhos de conjunto óptico e rodas apostando no futurismo.

Pelas linhas e porte geral, fica claro ser também outra plataforma, diferente da PB do HB20. No protótipo flagrado, o teto é mais plano, as colunas são mais retas, e o carro tem outros parâmetros de entre-eixos e balanços dianteiro e traseiro. Atrás, por baixo da camuflagem, fica evidente também as lanternas interligadas por uma barra que atravessa a tampa do porta-malas, algo que já existe no hatch atual. Além disso, para acompanhar os rivais e tecnologias mais recentes de mercado, a nova geração do hatch pode estrear tecnologias híbridas-leves de 48 Volts.
