PreviousNext

A Hyundai revelou a terceira geração do i30. Totalmente redesenhado, o modelo estreia também uma nova linha de motores e um pacote com novos equipamentos de segurança. O lançamento oficial será no Salão de Paris, no fim de setembro.

A carroceria do hatch médio é toda nova, com linhas que lembram as do Peugeot 308 europeu. Mantendo o mesmo entre-eixos de 2,650 m do atual, o carro ficou mais comprido (4,340 m ante 4,300 m); largo (1,795 m ante 1,780 m) e baixo (1,450 m ante 1,495 m). Desenvolvida pelo centro técnico da montadora coreana na Alemanha, o novo i30 usa 53% de aços de alta resistência na carroceria, o que contribuiu para o aumento de 22% na rigidez estrutural. Segundo o fabricante, o novo i30 tem características de direção mais esportivas que os do modelo atual, com um sistema de direção 10% mais direto.

No interior, as novidades são a opção de uma central multimídia com tela de oito polegadas e compatível com Apple CarPlay e Android Auto, um carregador indutivo para celulares e o pacote de segurança com sistema de frenagem automática de emergência, detector de pontos cegos, assistente de manutenção em faixa, controle automático do farol alto, piloto automático adaptativo e detector de fadiga.

O i30 de terceira geração será oferecido com seis opções de motorização: 1.4 aspirado de quatro cilindros e 100 cv; 1.0 turbo de três cilindros e 120 cv e um novo 1.4 turbo de quatro cilindros e 140 cv, todos a gasolina. Já o motor a diesel é um 1.6 de quatro cilindros, em três níveis de potência (95, 110 e 136 cv). O câmbio manual tem seis marchas, mas, dependendo da versão, está disponível também uma transmissão automatizada de sete marchas e dupla embreagem.

A atual geração do i30 é oferecida atualmente no Brasil em três versões, todas equipadas com o mesmo motor 1.8 de 150 cv e a transmissão automática de seis marchas.